Quem somos

A Cultivar é uma empresa de compostagem de resíduos orgânicos classe II-A e é certificada com o selo ISO 14.001/2015 e IBD. Após anos de pesquisa e desenvolvimento, a empresa conta com capacidade para receber 48 mil toneladas fixas, que é fruto dos diversos investimentos em equipamentos, novas tecnologias em compostagem e no tratamento de resíduos animais, vegetais e da agroindústria com processo de monitoramento e segurança, transformando-os em um curto espaço de tempo em fertilizantes orgânicos de alta qualidade para a agricultura. A Cultivar em parceria com a Terra de Cultivo realiza experimentos agronômicos desde de sua fundação, para validação da qualidade de seus produtos.

A Cultivar Soluções Ambientais iniciou suas atividades em 2010, na cidade de Machado, Sul de Minas, destacando-se no mercado de tratamento de resíduos pela qualidade e seriedade de seus produtos e serviços, que posteriormente são transformados em compostos orgânicos. Desde então, vem se consolidando no mercado como empresa referência na gestão, tratamento e destinação de resíduos orgânicos Classe IIA.

Sempre preocupada com o meio ambiente, a Cultivar continua incansavelmente trabalhando em pesquisas e desenvolvimento, com o objetivo de trazer máxima eficiência e satisfação de quem utiliza os seus produtos e serviços. A empresa possui um corpo técnico especializado e segue as legislações específicas para cada setor de atuação.

 

NOSSA ESTRUTURA

Estrutura


Estrutura - A Cultivar conta com ampla área para recebimento e processamento dos materiais recebidos. A capacidade possui 18 hectares, cerca de 30 campos de futebol. Com estrutura apropriada para não haver contaminações, monitoramento constante e equipamento de última tecnologia, a empresa oferece segurança e comodidade aos seus parceiros.

Nosso trabalho está integrado e alinhado às normas ambientais, licenças de operação e procedimentos que garantam um produto final de alta qualidade, trazendo um grande diferencial no ramo de atividade desenvolvido.

O sistema de gestão ambiental e de segurança controla os riscos de nossas atividades, bem como um plano de atendimento a emergências internas e externas.


Cultivando Vantagens


• A Cultivar possui logística própria para captação de resíduos (Frota e caçambas de recolhimento própria);
• Garantia de destinação com rastreabilidade (TRATAMENTO E RASTREABILIDADE);
• Disponibilidade de workshops e treinamentos (PARCERIA EM PROJETOS DE SUSTENTABILIDADE);
• Relatórios mensais totais para comprovação e garantia;
• Garantia de ativação da Economia Circular- Projeto Sustentabilidade que Circula (empresa de fertilizantes na ponta);
• Sustentabilidade Social (PROJETOS SOCIAIS E AMBIENTAIS);
• Certificação de destinação ecologicamente correta;
• Elimina a corresponsabilidade ambiental;
• Portaria 24 horas;
• Horários de recebimentos alternativos;
• Localização estratégica, fora de centros urbanos;
• Compostagem com monitoramento constante;
• Utilização de tecnologias avançadas em todos os processos;
• Melhor relação custo x benefício (Aterro vs Compostagem);
• Proteção de marca (descaracterização de resíduos e co-produtos);
• Canaletas para escoamento de agua (não ter vazamento de agua pluvial);
• A cultivar conta com estação de tratamento e biodigestor;
• Equipe técnica capacitada;
• Única Empresa de Compostagem do Brasil com Certificações exclusivas (Selo IBD e ISO 14.001).

Compostagem

Com tecnologia em equipamentos e profissionais competentes, a Cultivar realiza o tratamento de resíduos de origem animal, vegetal e de processos industriais – Classe II-A, pelo processo de compostagem, transformando-os em produto estabilizado pronto para retornar ao meio ambiente. A compostagem é realizada em área licenciada, com solo adequado e distante de coleções hídricas superficiais e subterrâneas, dentro dos limites legais e de segurança ambiental de acordo com estudos hidro geológicos realizados.

A instalação do sistema de proteção do solo é feita com manta de polietileno de alta densidade afim de evitar a percolação do liquido residual (chorume), sendo ele coletado em lagoas de contenção existentes, posicionadas estrategicamente e direcionadas para a ETE (Estação de Tratamento de Efluentes).

O controle da água subterrânea é feito poços de monitoramento e com análises realizadas frequentemente avaliando as condições de não contaminação do lençol freático. A empresa não recebe ou processa resíduos perigosos ou que contenham metais pesados e/ou contaminantes potenciais.

A temperatura, durante o processo de compostagem, é mantida entre 40° e 60°C por um período de 90 a 120 dias, eliminando-se agentes patogênicos, pragas e sementes de plantas daninhas. Finalizando o processo, o produto já estabilizado é beneficiado, tendo condições para retornar ao meio ambiente de acordo com a legislação.

O controle de qualidade é realizado através de análises laboratoriais periódicas, tanto dos resíduos quanto dos produtos finais.

Fluxograma de resíduos

Cool Timeline

Empresa Geradora:

Os resíduos são transportados por veículos apropriados e encaminhados à Cultivar.

Empresa Destinação:

O veículo é pesado, para controle e registros, e encaminhado para a área impermeabilizada onde será feita a mistura incorporando-se ao processo de produção do composto.

Pátio de Compostagem:

O material é encaminhado para a área de compostagem onde será distribuído em leiras para serem processadas.

Resultado:

Produto estabilizado, disponível para retornar ao meio ambiente trazendo inúmeras vantagens.

Resíduos:

Os resíduos são classificados conforme sua origem e composição físico-química, sendo retiradas amostras periódicas para análises.

Benefícios em ser Cultivar

Para os clientes geradores de resíduos
Dispor seus resíduos num processo ecologicamente correto, tecnicamente direcionado através de uma empresa séria e transparente, cuja lisura é atestada pelo órgão ambiental e por auditorias, frequentemente realizadas pelas entidades geradoras.

Para o meio ambiente
Através do processo de compostagem, os resíduos reciclados se transformam em um produto estabilizado e rico em nutrientes aptos a retornarem para o meio ambiente e evitam, assim, que tais materiais sejam dispostos em locais inapropriados, tornando-os inutilizáveis e até mesmo ocorrendo a contaminação da área. Essa solução é considerada uma alternativa sustentável e segura.

Na Economia Circular você tem a redução, reutilização, recuperação e tratamento de materiais, para depois você garantir energia ou fertilizante. O ciclo não tem fim, ele sempre retorna.

Resultado: menos lixo, menos desperdício e menos custo pra você, essas são as garantias que a ferramenta traz.

Para o solo
O composto orgânico restaura os mecanismos naturais de recuperação da capacidade de fertilidade do solo e o seu equilíbrio biológico. Além disso, os compostos orgânicos contribuem para o restabelecimento da estrutura e aeração do solo. A atividade microbiológica melhora e aumenta a porosidade do solo.

Certificações

Certo de que a preservação ambiental é uma necessidade incondicional, a Cultivar Soluções Ambientais tem como objetivo ser não apenas uma empresa que promove o tratamento de resíduos com qualidade e responsabilidade, mas uma organização socialmente responsável que contribui para a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar da comunidade. A nossa empresa possui uma política ambiental e através de melhorias constantes e do seu sistema de gestão ambiental, busca sempre a excelência de suas atividades e através dos controles das operações potencializar os impactos positivos da atividade. Todo processo da Cultivar dispõe de uma ampla área de recebimento e armazenamento dos resíduos, controlados desde a chegada do produto até o final do processo, emitindo assim o Certificado de Destinação Final do Resíduo (CDF). Esse certificado é emitido de forma automática pelo portal da FEAM de acordo com as movimentações dos MTRs (manifesto de transporte de resíduos) durante o mês.

Acesse: https://mtr.meioambiente.mg.gov.br/ para emitir e saber mais.

insumo aprovado
CERTIFICADO ISO 14001
absolo

Conheça a Política Ambiental da Empresa

FALE CONOSCO