Quais os benefícios da matéria orgânica para a produção agrícola?

organomineral

Composta por resíduos animais, vegetais e outros resíduos em decomposição, a matéria orgânica contribui para promover a sustentabilidade ambiental ao mesmo tempo em que favorece a fertilidade do solo e traz ganhos em termos de produtividades e lucratividade para o agronegócio.

O processo pode ser realizado de maneira natural pelos microrganismos presentes no meio ambiente, mas a matéria orgânica também pode ser obtida por meio da compostagem, resultando em fertilizantes organominerais capazes de melhorar as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo.

Vamos entender melhor quais são os benefícios da matéria orgânica para o solo? Acompanhe!

Por que a matéria orgânica é tão importante para o solo?

A quantidade certa de matéria orgânica presente no solo é um fator essencial para que ele apresente as condições ideais para o desenvolvimento dos mais diferentes tipos de cultura, contribuindo para uma lavoura lucrativa e com alta produtividade. Conheça os principais benefícios da matéria orgânica!

Fornecimento de nutrientes

Os nutrientes são elementos indispensáveis para que as planta possam se desenvolver em boas condições durante todo o ciclo reprodutivo. Nesse sentido, a matéria orgânica é uma das principais fontes de nutrientes essenciais, como nitrogênio, fósforo, potássio e outros micronutrientes. Em relação ao fósforo, um nutriente que apresenta grande fixação com o solo e não fica disponível para as plantas, a ação da matéria orgânica permite que esse nutriente esteja sempre disponível durante o desenvolvimento da lavoura.

Redução do processo de erosão

A erosão é um problema bastante comum aos solos brasileiros, comprometendo a estrutura física do solo e, consequentemente, prejudicando o desenvolvimento radicular das plantas. Por meio da introdução de matéria orgânica, ocorre maior agregação das partículas do solo, melhor absorção e retenção de água, o que contribui para reduzir a perda das camadas superficiais do solo e o consequente processo de erosão.

Redução da perda de nutrientes

Além de fornecer nutrientes em maiores quantidades, a matéria orgânica ainda atua na retenção desses nutrientes no solo por meio do aumento na capacidade de troca de cátions, diminuindo a perda nutricional que ocorre pelo processo de lixiviação e outros processos naturais.

Controle do pH do solo

O fornecimento de húmus para o solo através da matéria permite a estabilidade e resistência do pH do solo, ou seja, aumenta o “poder tampão”, contribuindo para que o solo mantenha o pH equilibrado e evitando a possibilidade de alterações bruscas que ocasionam mudanças indesejadas. Tudo isso facilita a correta germinação e desenvolvimento da lavoura.

Melhora na densidade do solo

Um solo com boa densidade é aquele em que a aeração ocorre com facilidade. A boa aeração do solo proporcionada pela matéria orgânica permite que as raízes absorvam água e nutrientes de maneira mais fácil e em maior quantidade. Com raízes de qualidade e com alto poder de absorção, as plantas se desenvolvem da maneira correta durante todo o ciclo produtivo.

Maior qualidade dos alimentos

Todos os benefícios acima contribuem para a produção de grãos e vegetais resistentes, mais bem desenvolvidos e com maior valor nutricional. Para o agricultor, a maior qualidade dos alimentos representa maior competitividade no mercado, tanto em produtos destinados ao consumidor final quanto para a indústria.

Terra de Cultivo: as melhores soluções em matéria orgânica

A Terra de Cultivo oferece fertilizantes ricos em matéria orgânica, que são produzidos a partir do processo de compostagem. Realizamos o tratamento de resíduos de origem animal, vegetal e de processos industriais para transformá-los em produtos estabilizados e rico em nutrientes. Conheça nossa linha:

Produtive

O organomineral da Terra de Cultivo auxilia no aumento de CTC localizada que proporciona uma complexação dos metais e uma liberação gradativa dos nutrientes pela mineralização da matéria orgânica, reduzindo as perdas por lixiviação, volatilização e também a fixação do fósforo, sendo um fertilizante mais eficiente que os convencionais.

Evolutions

Evolutions é a evolução em fertilizantes para plantio de grão e cereais. Todos os nutrientes num mesmo pelet, complexados pela matéria orgânica, com dureza exata para aplicação mecanizada e solubilidade garantida de seus nutrientes. O organomineral peletizado da inclui em seu processo de fabricação uma matriz orgânica biodegradável, que associados a pressão e temperatura dão origem ao pellet, uma grânulo com dureza adequada para aplicação mecanizada e disponibilidade gradativa, nutrindo a planta durante todo seu ciclo.

Praterra

Produto rico em matéria orgânica e ácidos orgânicos, com diversidade de carbono, promove aumento da capacidade de retenção de umidade pelo solo, melhora o ambiente onde foi aplicado, melhora a atividade biológica do solo, auxilia a disponibilização dos nutrientes às plantas.

A Terra de Cultivo é uma empresa amiga do meio ambiente. Possuímos o Certificado ISO 14001 e o Certificado IBD, que comprovam nosso compromisso com a sustentabilidade e preservação ambiental. Fale conosco pelo Whatsapp e garanta todos os benefícios da matéria orgânica para sua lavoura!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Desenvolvido por : produzdigital.com.br