Plantação de café: como melhorar a qualidade

O Brasil é, há mais de um século, o maior produtor de café do mundo. Para se ter uma ideia, a plantação de café brasileira representa um terço da produção mundial. Além disso, o consumo da bebida derivada do café também é enorme por aqui — somos o segundo maior consumidor do mundo.

Isso mostra como a plantação de café é forte em nosso país. Tendo isso em vista, é de extrema importância que falemos mais a respeito dele. No texto abaixo, você poderá aprender a melhorar a qualidade e a produtividade de uma plantação de café.

Com 6 dicas, desde um planejamento eficaz até uma colheita apurada, nós mostramos algumas das medidas que farão a diferença para a qualidade dos seus frutos.
Continue a leitura e confira!

6 dicas para melhorar a qualidade e a produtividade da
plantação de café

Planejamento agrícola

Um bom planejamento é o primeiro passo para garantir uma plantação de café produtiva. Nesta primeira etapa, é fundamental que todos os detalhes da área, incluindo condições climáticas, análise de solo, disponibilidade de irrigação e condição do meio ambiente, sejam descritos. 

Posteriormente, o conhecimento de um engenheiro agrônomo poderá ajudar a definir um cronograma de ações personalizado, sempre levando em conta as condições do local e visando os melhores resultados possíveis.

Implantação da lavoura de café

Depois de elaborar um planejamento completo, o que a plantação de café irá exigir é que a implantação, com todas as particularidades necessárias, seja feita. Dependendo de como foi a análise do solo, é aqui que as correções são realizadas. 

Preparar o solo de acordo com o tipo de colheita e orientar o plantio tendo como base a exposição ao sol também faz parte desta etapa. A adubação também precisa ser feita aqui, e é imprescindível escolher o melhor fertilizante.

Monitoramento contínuo

Após a realização do plantio, monitorar a plantação de café se torna um passo
essencial na garantia de mais qualidade e produtividade. O melhor a se fazer é um
acompanhamento diário, assim como coleta de informações que podem ser úteis
futuramente.

Avalie cada talhão individualmente e colete dados sobre eles. Futuramente, o resultado que se obtém é um histórico detalhado que irá ajudar a planejar as ações de manejo e definir o momento ideal para executar cada uma delas. A adubação, a aplicação de defensivos e as podas ficam muito mais precisos com esta medida.

Demanda de nutrientes

É preciso entender que existem certas épocas em que plantações exigem mais nutrientes e energia para serem produtivas. No caso da plantação de café, estamos falando da fase reprodutiva.

As folhas, ramos e raízes produzidas enquanto o cafeeiro frutifica precisam de uma boa quantidade de nutrientes — e a adubação aqui deve seguir as análises feitas no planejamento.

Cuidado com pragas

Nós sabemos bem os problemas que as pragas, daninhas e doenças podem trazer para uma plantação. Se o planejamento e o monitoramento forem feitos corretamente, será fácil identificar as fases em que os problemas se manifestam com maior intensidade e tomar as devidas providências o quanto antes.

Com isso, é possível ter um melhor controle, além de reduzir gastos e deixar a plantação mais produtiva de uma forma geral.

Colheita bem feita

Por fim, o último cuidado que deve ser tomado para garantir uma plantação de café produtiva diz respeito à colheita. Mais uma vez de acordo com o planejamento e com o monitoramento, você conseguirá saber o tempo certo para realizar a colheita dos frutos.

Para assegurar uma colheita altamente produtiva, retire todos os frutos do pé, fazendo o repasse quando ele for necessário e a varrição de todos os frutos que eventualmente caírem no chão. Com isso, diminui-se as perdas e, consequentemente, aumenta-se a produtividade da plantação.

E você, o que achou dessas dicas para melhorar a qualidade e a produtividade da sua plantação de café? Como citamos algumas vezes ao longo do texto, você pode contar com a Terra de Cultivo quando a adubação for necessária. Nossos fertilizantes organominerais oferecem benefícios diferenciados. Conheça e tenha a melhor plantação de café!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Desenvolvido por : produzdigital.com.br