5 tendências para o mercado de produtos agrícolas em 2021

TERRA DE CULTIVO

O mercado de produtos agrícolas está passando por um grande momento de transformação. A evolução da biotecnologia, o aumento do consumo consciente, a preocupação com a sustentabilidade e a automação no campo são alguns fatores que impulsionam a transformação no agronegócio e exigem que produtores agrícolas se adaptem às novas tendências e necessidades do mercado. 

Para produtores mais conservadores, acompanhar as tendências do mercado de produtos agrícolas pode ser um grande desafio, mas é uma necessidade indiscutível para garantir uma produção lucrativa, rentável e sustentável em um novo cenário que exige soluções sustentáveis e tecnológicas para proporcionar maior competitividade no setor agrícola.

Agricultura em 2021: quais são as previsões para o setor?

A safra 2020/2021 está apresentando resultados expressivos e com crescimento contínuo para a agricultura brasileira. Até o final deste ano, a receita do agronegócio deve atingir R$490 bilhões, número que representa um crescimento de 22% em relação ao ano de 2019. 

Para o próximo anos, as previsões são ainda mais otimistas: o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) prevê uma expectativa de crescimento de 3,2% no Produto Interno Bruto do setor. Já os dados da MacroSector Consultores revelam que o valor total obtido com o agronegócio em 2021 deve atingir a marca de R$529 bilhões.

Os principais grãos que devem crescer ainda mais no próximo ano são a soja e o milho, com um crescimento de 10,5% e 9,1%, respectivamente, segundo previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Ainda de acordo com o Conab, as exportações também de produtos agrícolas também devem crescer no próximo ano.

O grande destaque fica por conta da soja, que deve atingir a exportação recorde de 86,79 milhões de toneladas, além do aumento no consumo interno impulsionado pelo avanço da produção de biodiesel.

Como se preparar para o cenário do próximo ano?

Apesar de o cenário ser bastante otimista, é preciso se preparar para atender às exigências do mercado e aumentar a competitividade e qualidade dos grãos produzidos. Para cumprir essa missão, conhecer as tendências para o mercado de produtos agrícolas em 2021 é fundamental para que você possa garantir uma safra altamente rentável, lucrativa e sustentável. Conheça as principais tendências:

Equipamentos autônomos

A introdução da tecnologia no campo já é uma realidade que vem crescendo há algum tempo. Em 2021 e nos próximos anos, essa tendência deve se intensificar ainda mais, acompanhando a evolução da automatização de processos em diversos setores empresariais. Na agricultura, o uso de equipamentos sem cabine e controlados por computador ou por GPS devem ganhar mais espaço com o objetivo de otimizar o desempenho, reduzindo a necessidade de mão de obra qualificada e aumentando a produtividade.

Drones

O emprego de drones no campo permite monitorar cada metro quadrado de uma plantação com muito mais facilidade, agilidade e eficiência. Esses pequenos dispositivos não tripulados podem ser utilizados para realizar o acompanhamento da plantação, auxiliar na detecção de pragas, doenças e focos de incêndio, além de ser muito útil para a demarcação de áreas para novos plantios, dentre outros utilidades.

Rastreabilidade de produtos

Os produtores rurais devem se atentar cada vez mais à qualidade final do produto que disponibilizam para o mercado. Com indústrias e consumidores mais exigentes, o mercado de produtos agrícolas já oferecem sistemas de rastreabilidade que possibilitam o controle e monitoramento do trabalho das propriedades produtoras, o que ajuda a assegurar a procedência dos produtos, incluindo informações como a quantidade e a qualidade de defensivos agrícolas, por exemplo.

Biotecnologia

Acompanhando a importância e a prática da sustentabilidade na agricultura, a biotecnologia vem ao encontro de uma produção mais eficiente, contribuindo para aumentar a produção de alimentos e preservar os recursos naturais. Para o mercado de produtos agrícolas, a biotecnologia permite o desenvolvimento de sementes transgênicas, muito mais resistentes à pragas e doenças, que dispensam o uso excessivo de pesticidas, reduzem perdas e aumentam a produtividade das lavouras.

Fertilizantes sustentáveis

Ainda em relação à preservação ambiental, os fertilizantes sustentáveis também são uma importante tendência para o mercado de produtos agrícolas. Esses insumos não provocam nenhum tipo de dano ambiental – como ocorre com os fertilizantes químicos que podem ocasionar a contaminação do solo, água e ar – e ainda contribuem para a preservação de recursos naturais, fornecimento de maior quantidade de nutrientes, melhoria da qualidade do solo, dentre outros benefícios. 

Quer acompanhar mais dicas, novidades e conteúdos sobre o universo da agricultura? Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Desenvolvido por : produzdigital.com.br