Adubação verde ou fertilizantes organominerais: qual a melhor opção?

O que é adubação verde?

Ter lavouras sempre muito produtivas é o maior objetivo de qualquer plantação. É preciso extrair o melhor do solo para que a safra seja bem aproveitada e os lucros venham — de preferência em grandes números. Para facilitar que isso ocorra, algumas técnicas para favorecer a fertilidade do solo costumam ser aplicadas. Entre elas, temos a adubação verde e os fertilizantes organominerais, assuntos deste texto.

Com uma vasta gama de opções para deixar o solo mais fértil e produtivo, muitas vezes há dúvidas de qual é a mais interessante. E é justamente esse questionamento que nós iremos buscar responder aqui. Na sequência, você poderá ver o que é adubação verde, o que são fertilizantes organominerais e comparar as duas alternativas.

Por fim, nós ainda apresentamos os produtos da Terra de Cultivo. Continue a leitura abaixo, conheça cada um e entenda qual é a melhor opção para o agronegócio!

O que é adubação verde?

Basicamente, o objetivo de qualquer fertilizante é, como seu nome já sugere, ajudar na fertilização do solo. Isso quer dizer que eles são produtos usados para melhorar o solo, fazendo com que ele fique mais produtivo e a safra seja melhor aproveitada.

A adubação verde é uma técnica mais sustentável de entregar nutrientes para o solo. Através dela, usa-se plantas que tenham a capacidade de reciclar os nutrientes localizados nas camadas mais profundas do solo ou na atmosfera. Com essa reciclagem de nutrientes, o solo acaba ficando bem mais fértil e produtivo.

Uma característica fundamental para que uma planta seja utilizada como adubo verde é um sistema radicular forte. Isso porque é por meio desse sistema, ramificado e profundo, que os nutrientes são extraídos das camadas mais profundas do solo e trazidos para as camadas mais superficiais.

Alguns exemplos de plantas que costumam atuar na adubação verde são: crotalárias, guandu, mucunas, feijão de porco, sorgo, milheto, girassol e nabo forrageiro.

Um dos destaques da adubação verde se dá pelo fato de ela ser altamente sustentável. Enquanto outros tipos de adubação, como a mineral, exigem a extração de nutrientes e uma produção a nível industrial, a adubação verde dispensa tudo isso. Pode-se plantar os próprios adubos e usá-los posteriormente no solo.

O que são fertilizantes organominerais?

Em comparação com a adubação verde, temos também os fertilizantes organominerais, que, ainda que menos que a verde, também são considerados mais sustentáveis que os fertilizantes minerais.

A fertilização organomineral é feita com o uso de produtos que contam tanto com material orgânico quanto com nutrientes minerais. Com um efeito complementar, eles usam adubos de origem animal ou vegetal para tratar o solo; e minerais (como macro e micronutrientes) para atuar mais diretamente no fornecimento de nutrientes para as plantas.

Algumas das principais vantagens desse tipo de fertilização incluem a obtenção de maior capacidade de retenção hídrica, menor densidade e maior porosidade do solo. Tudo isso atua em conjunto com os nutrientes nas plantas para tornar a lavoura mais produtiva e, consequentemente, melhorar o agronegócio de forma geral.

Qual é a melhor opção para o agronegócio?

Quando falamos em sustentabilidade, as duas opções são melhores para o agronegócio que está utilizando fertilizantes minerais. Ainda no assunto sustentabilidade, nada supera a adubação verde. Por ser feita inteiramente com materiais naturais e entregar diversos nutrientes ao reciclá-los, ela é — indiscutivelmente — a alternativa mais sustentável.

No entanto, ela é bem mais cara e exige um planejamento muito maior. Afinal, é preciso fazer outra plantação para obter as plantas que serão utilizadas como adubo verde. Mesmo que proporcione diversos benefícios, isso pode fazer com que ela não seja tão viável.

Fertilizantes organominerais, por outro lado, também apresentam certa sustentabilidade por possuírem material orgânico como parte de sua composição. Além disso, ainda têm o diferencial de serem mais práticos que a adubação verde — tendo uma aplicação mais fácil e entregando benefícios físicos e biológicos para o solo e nutrientes específicos para a cultura.

Conheça os produtos da Terra de Cultivo!

E a aplicação de fertilizantes organominerais é algo com o qual nós podemos te ajudar. A Terra de Cultivo produz fertilizantes especiais para sua plantação. Quer conhecer cada um deles? Acesse nosso catálogo através deste link e escolha o seu!

Além de produzir fertilizantes de alta qualidade para a sua plantação, nós ainda somos certificados pelo IBD e temos o Certificado ISO 14001, garantindo a qualidade do produto que chega à sua lavoura!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Desenvolvido por : produzdigital.com.br