Fertilidade do solo x organominerais: entenda a relação

fertilidade do solo

Fertilidade do solo nada mais é que a capacidade que o solo tem de suprir os elementos que as plantas precisam para crescer saudavelmente. Um solo fértil é um dos pontos mais importantes para uma boa plantação — se não o mais importante. Na grande maioria dos casos, o solo pode precisar de fertilizantes para obter esses elementos e proporcionar a saúde das plantações.

E é neste cenário que os fertilizantes organominerais entram. Assim como outros tipos de fertilizantes, eles são fundamentais para garantir a fertilidade do solo — mas com alguns diferenciais que você poderá ver neste texto. Na sequência, nós relembramos o que são os fertilizantes organominerais, mostramos a relação deles com a fertilidade do solo e, por fim, ainda comparamos a atuação deles com a de outros tipos de fertilizantes.

Continue e confira!

O que são fertilizantes organominerais?

Como o próprio nome já sugere, fertilizantes organominerais são um tipo de fertilizante que utiliza adubos orgânicos enriquecidos com nutrientes minerais. 

Enquanto os fertilizantes orgânicos são compostos apenas por adubos de origem animal ou vegetal e os fertilizantes minerais possuem apenas os nutrientes primários extraídos de depósitos naturais ou rochas, os fertilizantes organominerais combinam os dois — tendo as características e os benefícios de ambos.

Eles têm, basicamente, um efeito complementar. A parte orgânica enriquece o solo para que ele ofereça nutrientes no futuro e a parte mineral disponibiliza os nutrientes diretamente às plantas de uma forma muito mais ágil.

Podemos citar como vantagens dos fertilizantes organominerais:

  • Elevação da capacidade de retenção de água, melhorando tanto a fertilidade do solo quanto suas propriedades físicas;
  • Redução da densidade aparente do solo, assim como aumento da porosidade total do solo;
  • Formação de agregados capazes de reduzir a erosão e de aumentar a capacidade de absorção do solo;
  • Graças à ação de micelas húmicas coloidais e com atividade superior às argilas, aumento da capacidade de troca catiônica.

Qual é a relação deles com a fertilidade do solo?

Nós já citamos, ainda que de uma forma mais breve, como os fertilizantes organominerais se relacionam com a fertilidade do solo. A matéria orgânica desses fertilizantes atua com a elevação dos teores de diversos nutrientes, como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio e magnésio. Isso é fundamental para deixar as lavouras mais produtivas e aumentar a fertilidade do solo.

Além disso, as vantagens que mostramos anteriormente, como a maior capacidade de retenção hídrica, a menor densidade e a maior porosidade do solo, contribuem no processo de formação de agregados que, além de aumentarem a capacidade de absorção do solo, ainda ajudam a diminuir sua erosão.

Tanto benefícios físicos quanto biológicos são obtidos com esses fertilizantes — e é exatamente isso que faz com que ele contribua imensamente para a conquista de uma maior fertilidade do solo.

Qual é o melhor para sua lavoura?

Como você pôde ver ao longo do texto, fertilizantes orgânicos e minerais atuam de formas distintas. Orgânicos focam no longo prazo e nos benefícios entregues ao solo; e minerais proporcionam nutrientes para as plantas de uma forma mais direta, dando o que elas mais precisam para que a lavoura seja produtiva.

Fertilizantes organominerais, por outro lado, proporcionam as vantagens observadas nos dois tipos. Com o material orgânico obtém-se os benefícios de um e com a parcela mineral é possível aproveitar o que se ganha com o outro.

Considerando ainda que os fertilizantes minerais são os mais utilizados no Brasil, nota-se que o uso dos organominerais também é sustentável, visto que uma parte dele é composta por material orgânico.

Conheça nossos fertilizantes organominerais!

E se você busca por fertilizantes organominerais para melhorar a fertilidade do solo e obter plantações muito mais produtivas, saiba que você pode contar com a Terra de Cultivo! Nós atuamos com a produção e a comercialização de diferentes produtos organominerais para a sua lavoura, o fertilizante Produtive e o fertilizante Evolutions.

Nós ainda possuímos os certificados ISO 14001 e IBD, atestando a segurança e a qualidade dos nossos produtos e garantindo que você irá obter os benefícios que prometemos.

Você pode conhecer mais detalhes a respeito de cada um dos nossos produtos em suas páginas aqui no nosso site. Para saber mais sobre o Fertilizante Organomineral Produtive, acesse este link. Para conferir o Fertilizante Organomineral Evolutions, clique neste link.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Desenvolvido por : produzdigital.com.br