Qual a importância dos ácidos orgânicos para o sucesso da lavoura?

ácidos orgânicos

Os solos brasileiros são caracterizados pela acidez e baixa disponibilidade de nutrientes. Nesse cenário, a correção da fertilidade e melhoria da qualidade produtiva do solo são práticas necessárias para garantir o sucesso da lavoura. Cada vez mais, os ácidos orgânicos têm sido utilizados como grandes aliados nessa missão.

Os ácidos orgânicos, em especial os húmicos e fúlvicos, desempenham importantes funções na relação solo-planta e são capazes de oferecer uma série de benefícios ao solo e, consequentemente, à produção agrícola.

Esses ácidos ajudam a melhorar o processo de manutenção e recuperação da qualidade do solo, além de influenciar diretamente na estrutura física, química e microbiológica dos solos, bem como no metabolismo e crescimento das plantas. Continue a leitura e saiba mais sobre os benefícios dos ácidos orgânicos!

Por que os ácidos orgânicos são importantes para o solo?

A aplicação de ácidos orgânicos no solo é uma etapa essencial para favorecer o correto desenvolvimento de diversos tipos de cultura. Entenda melhor seus benefícios e mecanismos de ação:

Reduz a toxidez do solo

Os ácidos orgânicos, sobretudo os fúlvicos, possuem propriedades redutoras que combinam com óxidos de ferro e de alumínio, argilas e outros compostos orgânicos. Além disso, formam complexos estáveis com alguns elementos, como Fe, Cu, Ca e Mg. Essa ação promove a redução da toxidez desses elementos ao desfavorecer a manutenção de íons metálicos no solo, tornando-o mais propício ao cultivo agrícola.

Favorece a atividade de microrganismos

Os ácidos orgânicos atuam diretamente na biologia do solo, sendo uma importante fonte energética de carbono orgânico para os microrganismos benéficos. Ou seja, o alto teor de carbono orgânico disponibilizado pelos ácidos é uma verdadeira fonte nutricional para atividade microbiológica. O resultado é um aumento na produção orgânica e de exsudatos, que auxiliam na liberação de nutrientes e promovem um efeito direto sobre o solo.

Reduz a resistência do solo

A atuação dos ácidos orgânicos na propriedade física do solo ajuda a reduzir a resistência e compactação do mesmo, tornando-o mais poroso e melhorando sua capacidade de absorção e retenção hídrica. Além disso, ocorre um aumento no poder tampão dos solos, reduzindo as variações de pH do meio.

O papel dos ácidos orgânicos para a disponibilidade de P

O fósforo (P) é um nutriente essencial para qualquer tipo de cultura. Ele atua como fonte de energia, faz parte da estrutura do DNA e RNA, auxilia no armazenamento de informações genéticas e participa ativamente do metabolismo vegetal. 

Além de melhorar a disponibilidade geral de nutrientes para as plantas, os ácidos orgânicos desempenham um papel especial para a disponibilidade de P, principalmente em solos tropicais. Esses solos são caracterizados pela grande capacidade de adsorção aniônica, promovendo baixa concentração de P.

Os ácidos orgânicos têm capacidade para reduzir a adsorção e, consequentemente, aumentar a concentração de fósforo e tornar este nutriente mais disponível para as plantas. Ou seja, os ácidos orgânicos otimizam a solubilidade de P no solo, favorecendo diversas atividades essenciais para o desenvolvimento de lavouras saudáveis e produtivas.

Conheça os fertilizantes Terra de Cultivo

Os fertilizantes da Terra de Cultivo são produzidos a partir de uma tecnologia própria de compostagem, resultando em produtos com grande concentração de matéria orgânica e ácidos orgânicos. 

Nossos fertilizantes oferecem maior fixação do fósforo, sendo mais eficientes que o uso isolado de fertilizantes convencionais. Além disso, por possuírem matéria orgânica selecionada e uma fração mineral, oferecem diversos benefícios para garantir o sucesso da sua lavoura, como:

  • aumento da capacidade de retenção de umidade pelo solo;
  • melhoria das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo;
  • aumento da atividade biológica do solo;
  • disponibilização gradual dos nutrientes para as plantas;
  • redução da perda de nutrientes por lixiviação;
  • redução do risco de erosão.

Quer maximizar a produtividade e rentabilidade da sua lavoura? Conheça nossos produtos e fale com um de nossos representantes

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Desenvolvido por : produzdigital.com.br