5 dicas para otimizar o preparo do solo para plantio

preparo do solo

O solo é um depósito de todos os elementos que as plantas precisam para crescer: nutrientes, matéria orgânica, ar e água. Para que haja o correto desenvolvimento e crescimento vegetal, é preciso oferecer as condições ideais desse conjunto de elementos. E para isso, o preparo do solo é uma etapa fundamental antes de realizar o plantio de qualquer cultura. 

Quando devidamente preparado e cuidado, o solo pode ser melhorado a cada ano para continuar oferecendo as condições necessárias ao ciclo reprodutivo das lavouras. Como antecede o plantio, o preparo do solo é um fator determinante para todo o sucesso da plantação e, por isso, deve ser realizado com muita cautela e planejamento.

Neste artigo, vamos apresentar 5 dicas que vão te ajudar a realizar o preparo do solo de maneira adequada para garantir o sucesso da sua lavoura. Acompanhe!

Realize a aração

A prática da aração permite romper a estrutura do solo e facilitar o transporte de nutrientes até as camadas superficiais. É necessário que a aração seja realizada em cerca de 20 cm de profundidade, devendo ser feita, preferencialmente, por arados modernos e eficientes.

Ao arar o solo, ainda é possível obter uma série de benefícios que impactam diretamente na qualidade e produtividade da lavoura, como:

  • Permite que as raízes penetrem profundamente no solo;
  • Fornece melhor ventilação para a planta;
  • Remove ervas daninhas e resíduos prejudiciais;
  • Favorece a atividade da microbiota.

Após arar o solo, é importante realizar a gradagem, uma prática que tem como objetivo esfarelar os grandes torrões deixados pela aração para deixar o solo plano novamente. Apesar de serem eficientes, essas técnicas de manejo estão sendo substituídas por alternativas mais modernas, como o Sistema de Plantio Direto (SPD).

Corrija a topografia

A declividade do solo é uma das principais dificuldades para garantir um plantio adequado. Em locais com esse tipo de topografia é comum haver erosão ou problemas com enxurradas. Por isso, é preciso realizar o nivelamento do solo para permitir, sobretudo, a correta distribuição de água.

Aqui, você pode utilizar a técnica mulching vertical, em que são escavados sulcos com cerca de 40 cm de profundidade preenchidos com palha para reduzir a ação dos declives. O nivelamento do solo também pode ser realizado por meio de trator com lâmina ou com enxadas e ancinhos.

Corrija o pH do solo

Use calcário moído para aumentar o pH de solos ácidos. Ter o pH correto é importante para o crescimento saudável das plantas. Estar ciente dos efeitos de longo prazo das diferentes práticas de manejo do solo no pH do solo também é importante.

O uso do calcário é a melhor alternativa para corrigir o pH do solo. A quantidade de calcário necessária varia de acordo com as condições específicas de cada tipo de solo. Podem ser usados ​​kits simples de teste doméstico ou um teste profissional para determinar o pH do solo. Nunca despeje calcário aleatoriamente e sem uma análise prévia, já que há o risco de overdose do solo.

Aplique fertilizantes eficientes

O uso de fertilizantes também é uma etapa importante no preparo do solo. A adubação deve ser realizada após a aração e o nivelamento. Ela é fundamental para reabastecer o solo com nutrientes ricos; principalmente Nitrogênio, Fósforo e Potássio, considerados nutrientes essenciais para aumentar a produtividade de qualquer cultura. 

Além disso, muitos outros nutrientes e matéria orgânica são fornecidos por meio de adubação, principalmente ao utilizar fertilizantes organominerais. A adição desses compostos ajuda a melhorar a estrutura do solo, reduzir a perda de nutrientes, aumentar a capacidade de retenção e absorção de água, estimular o desenvolvimento de microrganismos benéficos, melhorar as propriedades físicas, químicas e biológicas, dentre diversos outros benefícios.

Cuidado com o revolvimento do solo

O Sistema de Plantio Direto vem sendo cada vez mais utilizado em lavouras agrícolas. Os produtores que optarem por esse sistema devem ter atenção ao fato de que não poderão revolver a terra depois de sua implementação. Isso porque o processo de revolvimento pode acarretar em uma severa compactação do solo e no aumento da sua acidez.

Se houver necessidade de revolver o solo, o ideal é realizar apenas uma aração. Lembre-se que todo cuidado é fundamental para manter a qualidade e a boa saúde da terra. A partir da realização dos primeiros passos para o preparo do solo para plantio é necessário mantê-lo coberto todo o tempo e investir na rotação de culturas.

Continue nos acompanhando no Facebook e Instagram para ficar por dentro de nossas dicas, novidades e conteúdos. Até a próxima!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Desenvolvido por : produzdigital.com.br