Vale a pena investir em adubo foliar para sua lavoura?

adubo foliar

O uso de adubo foliar ainda é uma prática que gera controvérsia entre produtores e especialistas no ramo do agronegócio. A verdade é que essa técnica apresenta algumas particularidades e sua utilização de maneira eficiente vai depender muito do manejo e da cultura cultivada.

Na adubação foliar, como o próprio nome sugere, os nutrientes são absorvidos pelas partes aéreas das plantas, sobretudo pela superfície das folhas. Mais precisamente, a absorção ocorre por meio da cutícula e dos estômatos, de forma passiva e ativa. Mas afinal, devo investir em adubo foliar para minha lavoura?

Quando utilizar adubo foliar na plantação?

A adubação foliar deve ser empregada nos casos em que os micronutrientes essenciais para o desenvolvimento da planta estão em falta. Para isso, é de fundamental importância realizar a análise foliar; por meio desta técnica é possível identificar quais nutrientes aplicados via solo estão chegando efetivamente à planta e quais precisam ser repostos e aplicados de maneira mais efetiva.

Se a planta estiver sofrendo com a deficiência de micronutrientes, é muito provável que ocorra prejuízos relacionados ao seu crescimento, floração e produção de frutos ou grãos. Dessa forma, quando a planta já está adulta e não tem à sua disposição todos os micronutrientes necessários, o uso de adubo foliar pode ser a alternativa mais eficiente para a correção do problema.

A adubação foliar possui taxas bastante elevadas de absorção, já que a planta absorve os nutrientes durante o processo de evapotranspiração, isto é, quando os estômatos estão abertos, o que facilita a rápida correção nutricional por meio das folhas.

Portanto, o uso de adubo foliar é uma prática a ser considerada em algumas lavouras, sobretudo em culturas com grande necessidade de micronutrientes. Além disso, a aplicação pode ocorrer juntamente com os defensivos agrícolas, tornando o processo mais simples, rápido e econômico.

Particularidades da adubação foliar

Os fertilizantes aplicados sobre as folhas são assimilados e absorvidos pelas plantas de maneira mais rápida que os fertilizantes aplicados via solo. Contudo, seu aproveitamento é de curto prazo, o que exige que a aplicação seja feita de maneira estratégica. 

A recomendação é que o adubo foliar seja utilizado em fases fenológicas, uma vez que a planta tem maior capacidade de responder e, consequentemente, pode apresentar maior produtividade.

Vale ressaltar que a fertilização foliar trata-se de uma técnica corretiva e complementar. Mesmo que você opte por essa técnica, a adubação via solo é indispensável para a absorção dos macronutrientes NPK e nunca deve ser descartada. De maneira geral, a adubação foliar é indicada em três situações nas grandes culturas:

  • Adubação complementar: indicada quando a quantidade de nutrientes via solo não é suficiente; deve ser aplicada nos estágios iniciais de desenvolvimento da planta.
  • Adubação suplementar: utilizada com o objetivo de aplicar mais nutrientes do que o necessário, visando maior produtividade e melhoria da resistência da planta.
  • Adubação corretiva: indicada após a análise foliar identificar deficiências nutricionais; devendo ser realizada para maximizar a qualidade e produtividade da lavoura.

O que considerar antes de aplicar o adubo foliar?

Para obter a máxima eficácia ao usar o adubo foliar, é preciso considerar uma série de fatores que interferem no resultado final. Dentre eles, podemos destacar:

  • Molhabilidade da superfície foliar: para que os nutrientes penetrem as folhas, é necessário utilizar tecnologias específicas, como bicos próprios, umectantes e espalhantes.
  • Horário de aplicação: o ideal é realizar a aplicação no início da manhã ou final da tarde, já que a umidade alta e a temperatura amena favorecem a absorção.
  • Incidência de luz: como os estômatos abrem na presença de luz, é recomendado aplicar o adubo foliar em dias com bastante claridade.
  • Idade da folha: a absorção dos nutrientes ocorre com mais facilidade em folhas mais novas.

Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando no Facebook e Instagram para ficar pode dentro de todas as atualizações!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Desenvolvido por : produzdigital.com.br