ASG: o que é e como aplicar na agricultura?

ASG

A agricultura tem passado por grandes transformações nos últimos anos, sobretudo com a crescente preocupação em relação às questões ambientais. As mudanças climáticas têm afetado a produção global e ameaçado a segurança alimentar. As práticas de ASG são grandes aliadas para promover uma agricultura mais sustentável e viável economicamente, mas você sabe o que é ASG?

ASG: o que é e quais são os pilares?

ASG é uma sigla em inglês para os termos Environmental, Social and Governance. Em outras palavras, corresponde a um conjunto de critérios que visa o desenvolvimento dos negócios através de ações ambientais, sociais e de governança. 

A sigla apareceu pela primeira vez em um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2005. Desde então, os critérios ASG e sua adoção em todo o mundo já se encontram em estágios avançados e podem ser aplicados a negócios de todos os portes e setores.

Para adotar a ASG na agricultura ou em qualquer setor é necessário aplicar os 3 pilares: Ambiental, Social e de Governança.

Ambiental

O fator ambiental é um dos mais importantes e um dos mais cobrados para a implementação na agricultura. Afinal, as atividades agrícolas geram grandes impactos ambientais quando realizadas de maneira inadequada. Aqui, é importante ter preocupações, como: 

Social

A responsabilidade social implica em prezar pela qualidade, conforto e segurança de seus colaboradores. No caso da agricultura, diz respeito aos trabalhadores rurais e todos os demais profissionais envolvidos nas atividades agrícolas. Algumas boas práticas incluem:

  • adoção de políticas de inclusão e diversidade;
  • treinamento da força de trabalho;
  • valorização dos direitos humanos;
  • bom relacionamento;
  • privacidade e segurança de dados.

Governança

A governança diz respeito a uma administração eficaz e deve dar todo o suporte necessário ao desenvolvimento de ações fora da empresa. As práticas contábeis, a transparência e a prevenção à corrupção, entre outras tantas, são alguns exemplos de governança. Por isso, é importante dar atenção para:

  • preservação dos direitos dos acionistas;
  • remuneração dos executivos da corporação;
  • transparência;
  • responsabilidade;
  • conselho empresarial independente.

Qual a importância da ASG para a agricultura?

Ao entender o que é ASG e conhecer seus pilares, fica mais fácil compreender por que ela é tão importante para a agricultura. A inserção da ASG nos negócios está em alta não só pela via ambiental, mas também pelos ganhos econômicos.

É fato que o mercado já está cada vez mais exigente com a adoção dos princípios ASG. Existe uma forte tendência de compradores e investidores direcionarem seus recursos para negócios com governança sustentável. Por isso, agricultores que investem nessa prática ganham mais competitividade no cenário nacional e internacional. 

O produto de um agricultor que reduz o desmatamento em seu ambiente de produção, por exemplo, tende a alcançar maior destaque no mercado. Ao mesmo tempo, os critérios ASG fornecem dados sobre como a empresa conduz suas atividades. Isso pode ser um indicador da sustentabilidade dos negócios, assim como funciona como um mitigador de riscos para os investidores. 

Como implementar ASG na sua propriedade?

Ao tirar suas dúvidas sobre o que é ASG, ainda podem surgir questionamentos sobre como aplicá-lo na agricultura. Diversas práticas podem ser adotadas em sua propriedade, principalmente em relação ao aspecto ambiental.

Para te ajudar nessa missão, separamos 5 ações que você pode aplicar. Confira!

Sistema de energia solar: utilizar energia renovável é uma importante ação dentro do contexto da ASG. Painéis solares são boas opções, já que auxiliam no funcionamento dos maquinários e outros equipamentos da lavoura e reduzem os custos para o agricultor.

Compostagem: destinar os resíduos agrícolas para compostagem ajuda a evitar possíveis impactos causados pelo descarte do mesmos, além de contribuir com a economia circular. A compostagem também aumenta os lucros do produtor e impulsiona a produtividade.

Irrigação pelo sistema de gotejamento: a técnica acontece pela vazão lenta e permanente da água. Assim, é possível garantir mais economia, contribuir com a preservação dos recursos hídricos e reduzir a presença de pragas e doenças, além de melhorar a produtividade e o rendimento da cultura.

Tecnologias de agricultura de precisão: contribuem para reduzir o impacto ambiental nas operações agrícolas. Também aumenta a eficiência e garante maior lucratividade na produção

Fertilizantes organominerais: além de garantir maior produtividade, os fertilizantes organominerais não causam nenhum impacto prejudicial ao solo ou ao meio ambiente, já que, basicamente, são constituídos por matéria orgânica. Por outro lado, fertilizantes químicos podem causar degradação, contaminação e outros problemas ambientais.

Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando no Instagram e Facebook para conferir todas as atualizações. Até a próxima!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn