Bioinsumos: o que são e como podem beneficiar sua lavoura?

A busca por uma agricultura mais sustentável tem impulsionado o crescente uso de produtos que não causem impactos ambientais. Os bioinsumos são um dos maiores exemplos de produtos sustentáveis e podem ser usados em lavouras para promover a sustentabilidade sem perdas de produtividade.

Com capacidade de garantir uma lavoura produtiva e reduzir impactos ambientais, os bioinsumos são uma grande tendência para o agronegócio. Esses produtos já são amplamente utilizados e seu uso deve crescer ainda mais nos próximos anos. 

Pensando nisso, elaboramos este artigo para te ajudar a conhecer melhor os bioinsumos e como eles podem beneficiar sua lavoura. Acompanhe!

O que são bioinsumos?

Segundo o decreto N° 10.375 em que foi criado o Programa Nacional de Bioinsumos (PNB), são considerados bioinsumos qualquer produto, processo ou tecnologia de origem vegetal, animal ou microbiana destinados ao uso na produção, no armazenamento e no beneficiamento de produtos agropecuários.

Trata-se de uma classe de produtos bastante ampla e que abrange diferentes tipos de insumos. Dentre eles, podemos citar: 

Agentes biológicos de controle: organismos vivos que promovem o controle das pragas de maneira natural na função de predadores e inimigos naturais;

Bioestimulantes: produtos feitos a partir de substâncias naturais que podem ser aplicados nas sementes, no solo ou nas plantas para melhorar o desempenho, a germinação, o desenvolvimento das raízes e demais processos fisiológicos das plantas;

Biofertilizantes: produto composto por componentes ativos ou substâncias orgânicas animais, vegetais ou microbióticas, que atuam aumentando a produtividade e a qualidade das plantas;

Condicionadores biológicos de ambientes: substâncias que melhoram a atividade microbiológica dos ambientes de produção;

Inoculantes biológicos: uso de microrganismos com foco na intensificação do processo natural de fixação biológica de nitrogênio e outras características benéficas para o desenvolvimento das plantas.

Quais os principais benefícios dos bioinsumos?

De maneira geral, os bioinsumos são utilizados nos sistemas de cultivo agrícola para combater pragas e doenças e para melhorar a fertilidade do solo e a disponibilidade de nutrientes para as plantas. 

Como são biodegradáveis e apresentam baixa toxicidade, esse tipo de insumo promove a agricultura sustentável e reduz os impactos em comparação com os agroquímicos comuns. Além de contribuir com a preservação ambiental, os bioinsumos também trazem uma série de benefícios para a lavoura. Conheça os principais:

  • melhor crescimento, desenvolvimento e mecanismos de respostas no metabolismo dos animais, plantas e microrganismos.
  • maior segurança operacional, em função da baixa toxicidade dos produtos;
  • redução de custos com aplicações intensivas de defensivos e fertilizantes

Vale destacar que, em longo prazo, a substituição de produtos químicos por bioinsumos tende a favorecer o agro do futuro, viabilizando a sustentabilidade na produção agrícola e a preservação da natureza e do meio ambiente através da redução de impactos ambientais.

Bioinsumos e fertilidade do solo

Em relação à fertilidade e à nutrição das plantas, os insumos biológicos impactam positivamente o manejo e a manutenção da capacidade produtiva do solo. De maneira geral, esses produtos trazem melhorias nos processos físico-químicos e biológicos, impulsionando a sustentabilidade e, inclusive, a regeneração dos sistemas de produção

Os biofertilizantes, por exemplo, favorecem a presença e a atividade de microrganismos benéficos ao solo, auxiliando na estabilidade e na capacidade do solo em sustentar o crescimento e a produtividade das culturas.

Além disso, os bioinsumos estimulam a regeneração da terra, agregando vida ao solo, ao gerar maior equilíbrio de microrganismos benéficos que protegem as raízes, oferecendo uma barreira aos fitopatógenos que causam danos à cultura e prejuízos aos produtores.

Quer continuar acompanhando nossos conteúdos? Siga-nos no Facebook e Instagram para ficar por dentro de todas as atualizações.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn