Adubo para milho: 4 dicas para aumentar a produtividade da lavoura

O adubo para milho é um dos grandes responsáveis pelas altas produtividades nas lavouras do país e um dos principais aliados para aumentar o rendimento da cultura. Sua importância se destaca ainda mais à medida que a produção do grão vem aumentando gradativamente no cenário nacional.

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de milho, com uma estimativa de produção de 118 milhões de toneladas na safra 2021/22, o que representa um aumento de 37% em relação à safra 2020/21.

Como a adubação é um dos fatores cruciais para o sucesso da cultura do milho, é preciso buscar as melhores práticas que ajudem a obter o melhor aproveitamento dos insumos. Afinal, aplicar os fertilizantes certos, na dose certa e no momento certo é a chave para uma colheita bem sucedida.

lavoura de milho

Como melhorar o aproveitamento do adubo para milho?

Veja, abaixo, algumas práticas relacionadas à adubação que podem ajudar a maximizar sua produção.

Planejamento

A análise do solo e interpretação dos resultados é o primeiro passo para a recomendação de fertilizantes, calcário e gesso agrícola para a correção do solo. Além da análise do solo, para realizar o uso do adubo para milho de maneira adequada, é preciso considerar o potencial do híbrido do milho a ser plantado e a expectativa realística da produtividade da cultura.

Com esse planejamento inicial, é possível traçar estratégias para otimizar o uso do adubo para milho, visando lavouras com alta produtividade. Além disso, realizar o planejamento antes de adubar a lavoura também implica em redução de custo e maior rentabilidade para o produtor.

Tipo de adubação

O adubo para milho pode ser aplicado com a finalidade de correção, manutenção ou, ainda, adubação de cobertura. A definição do melhor tipo de adubação deve ser feita com base nos resultados da análise do solo.

Na adubação de correção, acrescenta-se nutrientes no solo com o objetivo de aumentar a disponibilidade para as plantas. A adubação de manutenção deve ser feita sempre que a planta apresentar falta de nutrientes necessários para seu desenvolvimento. Por fim, a adubação de cobertura é iniciada quando a planta está com 3 a 4 folhas formadas.

Adubação com macronutrientes

A adubação com macronutrientes é fundamental para o sucesso de qualquer lavoura. O nitrogênio é o nutriente mais exigido pela cultura do milho e deve ter uma atenção especial para evitar falta e perdas por lixiviação. O fósforo e o potássio também são nutrientes de grande exigência pela cultura do milho. 

Para melhor aproveitamento, você pode optar pela utilização dos macronutrientes parceladamente, ou seja, parte no plantio e o restante em adubação de cobertura. Porém, é necessário observar as características físico-químicas de cada solo para não haver comprometimento nos resultados da lavoura.

Adubação com micronutrientes

Os micronutrientes, mesmo que absorvidos em doses menores, também são necessários para o correto desenvolvimento da lavoura. A aplicação de adubo para milho com micronutrientes, muitas vezes, é inviável, devido às dificuldades de disponibilidade para as plantas.

Para evitar prejuízos e perda de produtividade, o ideal é sempre realizar a aplicação dentro do prazo do planejamento e com muita cautela. A aplicação de micronutrientes via tratamento de sementes também é uma alternativa viável.

Como os organominerais podem aumentar a produtividade?

Os fertilizantes organominerais são insumos compostos por matéria orgânica e uma fração mineral, fornecendo importantes benefícios para a nutrição da cultura do milho. Dentre eles, podemos destacar:

  • Redução da perda de nutrientes por lixiviação;
  • Disponibilização de nutrientes de forma gradativa;
  • Aumento na atividade biológica do solo;
  • Possibilidade de adicionar micronutrientes na composição.

Como resultados na cultura do milho, os organominerais podem proporcionar maior massa média das espigas, maior qualidade das espigas, maior número de grãos, melhor enraizamento, maior produtividade, dentre outros.

E você, está em busca de fertilizantes de alta qualidade para adubar sua plantação de milho? Conheça nossos produtos e obtenha uma lavoura produtiva e rentável!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Desenvolvido por : produzdigital.com.br