Como a matéria orgânica pode maximizar o rendimento das culturas?

Como a matéria orgânica pode maximizar o rendimento das culturas?

A matéria orgânica (MO) desempenha um papel significativo na produção agrícola e na saúde do solo. Construir e manter um solo saudável que tenha mais matéria orgânica pode ajudar a fornecer uma base mais forte para maiores rendimentos das culturas e resistência a estresses ambientais. 

O incremento de matéria orgânica tem sido adotado em diversos sistemas de plantio, reconhecido com um dos principais fatores para o aumento da produção agrícola, uma vez que níveis mais altos de matéria orgânica no solo, geralmente, são mais adotados em sistemas mais sustentáveis. 

O objetivo da prática, além de configurar um manejo sustentável, produz maiores rendimentos e, consequentemente, maior lucratividade a longo prazo. No entanto, não basta apenas proceder à inclusão de matéria orgânica nos sistemas; é necessário entender bem o papel da matéria orgânica para as culturas agrícolas, além de compreender melhor a sua disponibilidade no solo e os benefícios da mesma.

De modo geral, a MO é composta, principalmente, por material de origem animal e vegetal que, em sua decomposição, libera nutrientes benéficos às plantas. 

Quanto mais MO no solo, mais se observa o aumento significativo na qualidade e quantidade dos produtos cultivados. 

Outra vantagem da inclusão de matéria orgânica no solo é o aumento da capacidade do solo de reter água. 

Todas essas vantagens nós vamos abordar detalhadamente ao longo do post. Leia mais. 

Quais os benefícios da matéria orgânica para a produtividade agrícola

Conforme citamos, a matéria orgânica natural do solo é composta por organismos vivos, resíduos frescos e moléculas derivadas de resíduos bem decompostos. De maneira geral, baseado nesse perfil de composição, podemos afirmar que a MO é a base para solos saudáveis e produtivos.

Sabemos que a matéria orgânica influencia positivamente a fertilidade do solo. Isso se dá uma vez que a inclusão de MO modifica o efeito de, praticamente, todas as propriedades do solo, aumentando não só a fertilidade do mesmo, mas também como sua capacidade produtiva. 

Compreender o papel da matéria orgânica na manutenção de um solo saudável é essencial para o desenvolvimento de práticas agrícolas rentáveis e ecologicamente corretas. Vamos conhecer melhor seus benefícios para as culturas?

Disponibilidade de nutrientes = Maior fertilidade do solo 

Outro benefício importante do incremento da matéria orgânica no solo é o aumento da disponibilidade de nutrientes às culturas. Tal disponibilidade de nutrientes essenciais para o

pleno desenvolvimento de qualquer cultura – como nitrogênio, fósforo e potássio – é influenciada direta ou indiretamente pela presença da MO. 

Os organismos presentes na MO tem um papel de vital importância na quebra de moléculas que permitem a absorção de nutrientes pelas plantas.

À medida que a matéria orgânica é decomposta, os nutrientes são liberados para o solo e convertidos em formas que as plantas podem absorver diretamente. Além disso, alguns organismos tornam as formas minerais do fósforo mais solúveis, enquanto outros fixam o nitrogênio, que o converte em formas que outros organismos ou plantas podem usar.

Se temos mais nutrientes disponíveis através do incremento de matéria orgânica, temos maior fertilidade de solo. 

A capacidade da MO de manter o solo úmido, além de benéfico às culturas por questões estruturais, também otimiza a textura do mesmo, tornando-o mais fértil. 

Altos teores de Matéria Orgânica = Solos mais saudáveis

Quando um solo possui teores mais altos de MO, consequentemente ele estará mais saudável, uma vez que a matéria orgânica é rica em microrganismos benéficos, como bactérias e fungos que favorecem o equilíbrio do ecossistema, mantendo-o livre de doenças, além de ajudar a equilibrar o pH do solo e aumentar a disponibilidade de nutrientes. 

Melhor desenvolvimento do sistema radicular

Substâncias produzidas por microrganismos promovem melhor crescimento radicular e raízes mais saudáveis. Com um sistema radicular maior e mais saudável, as plantas são capazes de absorver os nutrientes mais facilmente. Isso resulta em melhor saúde da planta e permite mais movimento de nutrientes móveis para a raiz.

As substâncias húmicas no solo ainda podem estimular o crescimento e o desenvolvimento das raízes, aumentando a disponibilidade de micronutrientes e alterando a expressão de vários genes.

Maior capacidade de retenção e absorção de água

Uma das principais vantagens em aumentar a oferta de matéria orgânica no solo é aumentar a capacidade de retenção de água no mesmo. 

Solos com maior quantidade de matéria orgânica possuem mais facilidade para infiltrar e armazenar água em maiores capacidades para serem utilizadas pelas plantas. A matéria orgânica se comporta de maneira semelhante a uma esponja, com a capacidade de absorver e reter até 90% de seu peso em água. 

Uma grande vantagem da capacidade de retenção de água da matéria orgânica é que ela liberará a maior parte da água que absorve, beneficiando o desenvolvimento das plantas durante todo o ciclo produtivo.

Ou seja, o solo pode reter mais água durante as estações de seca, fator altamente benéfico às culturas. 

Agregação da estrutura do solo

A matéria orgânica faz com que as partículas do solo se liguem e formem agregados estáveis ​​do solo, o que melhora a estrutura do solo. Com uma melhor estrutura do solo, a infiltração de água através do solo aumenta e melhora a capacidade do solo de absorver e reter a água, bem como reduz o potencial de formação de crostas na superfície do solo.

Prevenção da erosão

A presença da matéria orgânica no solo também é auxiliar na prevenção à erosão do mesmo. Essa maior estabilidade dos agregados do solo – por preencher lacunas – torna-o mais estável e menos suscetível à erosão.  

A maior estabilidade dos agregados geralmente é resultado de solos com mais matéria orgânica, o que pode aumentar as taxas de infiltração de água e resultar em menor potencial de erosão

Além disso, o maior teor de matéria orgânica nos solos ajuda a reduzir a possibilidade de formação de crostas, inviabilizando a compactação dos mesmos, mantendo a integridade estrutural, e evitando que as plantas sejam afetadas.

Organominerais podem aumentar a presença de matéria orgânica no solo

Como os solos são, naturalmente, pobres em matéria orgânica, é necessário buscar alternativas para aumentar sua presença e obter todos os benefícios que elas podem proporcionar.

Como os manejos agrícolas da atualidade buscam, sempre mais, seguir no caminho da sustentabilidade, olhar com atenção para essa linha de pensamento permite o planejamento adequado de práticas integradas de preservação dos ecossistemas. 

Os fertilizantes organominerais são ideais para promover o aumento de matéria orgânica no solo. Esses compostos são resultados do processo de compostagem e apresentam grande quantidade de matéria orgânica, contribuindo para uma maior produtividade nas lavouras de diferentes culturas.

Além disso, o uso de organominerais reduz, em até 20%, o uso de fertilizantes químicos, por potencializar a ação microbiana e disponibilizar mais nutrientes no solo.

Quer saber mais? Conheça nossos organominerais e todos os benefícios que eles podem trazer para sua lavoura!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn