Como a matéria orgânica pode maximizar o rendimento das culturas?

Como a matéria orgânica pode maximizar o rendimento das culturas?

A matéria orgânica (MO) desempenha um papel significativo na produção agrícola e na saúde do solo. Construir e manter um solo saudável que tenha mais matéria orgânica pode ajudar a fornecer uma base mais forte para maiores rendimentos das culturas e resiliência a estresses ambientais. 

Níveis mais altos de matéria orgânica no solo geralmente se traduzem em sistemas sustentáveis que produzem rendimentos mais altos e maior lucratividade a longo prazo. Para isso, é preciso entender melhor o papel da MO para as culturas agrícolas e como aumentar sua disponibilidade no solo. 

Benefícios da matéria orgânica para a produtividade agrícola

A matéria orgânica natural do solo compreende organismos vivos, resíduos frescos e moléculas derivadas de resíduos bem decompostos. De maneira geral, podemos afirmar que a MO é a base para solos saudáveis e produtivos.

Isso porque a matéria orgânica influencia positivamente, ou modifica o efeito de, essencialmente, todas as propriedades do solo, aumentando sua fertilidade e capacidade produtiva. 

Compreender o papel da matéria orgânica na manutenção de um solo saudável é essencial para o desenvolvimento de práticas agrícolas rentáveis e ecologicamente corretas. Vamos conhecer melhor seus benefícios para as culturas?

Disponibilidade de nutrientes

A disponibilidade de nutrientes essenciais para o pleno desenvolvimento de qualquer cultura é influenciada direta ou indiretamente pela presença de matéria orgânica. Os organismos do solo desempenham um papel vital na quebra de moléculas que permitem a absorção de nutrientes pelas plantas.

À medida que a matéria orgânica é decomposta, os nutrientes são convertidos em formas que as plantas podem absorver diretamente. Além disso, alguns organismos tornam as formas minerais do fósforo mais solúveis, enquanto outros fixam o nitrogênio, que o converte em formas que outros organismos ou plantas podem usar.

Melhor desenvolvimento do sistema radicular

Substâncias produzidas por microrganismos promovem melhor crescimento radicular e raízes mais saudáveis. Com um sistema radicular maior e mais saudável, as plantas são capazes de absorver os nutrientes mais facilmente. Isso resulta em melhor saúde da planta e permite mais movimento de nutrientes móveis para a raiz.

As substâncias húmicas no solo ainda podem estimular o crescimento e o desenvolvimento das raízes, aumentando a disponibilidade de micronutrientes e alterando a expressão de vários genes.

Maior capacidade de retenção e absorção de água

Solos com maior quantidade de matéria orgânica possuem mais facilidade para infiltrar e armazenar água em maiores capacidades. A matéria orgânica se comporta de maneira semelhante a uma esponja, com a capacidade de absorver e reter até 90% de seu peso em água. 

Uma grande vantagem da capacidade de retenção de água da matéria orgânica é que ela liberará a maior parte da água que absorve, beneficiando o desenvolvimento das plantas durante todo o ciclo produtivo.

Agregação da estrutura do solo

A matéria orgânica faz com que as partículas do solo se liguem e formem agregados estáveis ​​do solo, o que melhora a estrutura do solo. Com uma melhor estrutura do solo, a infiltração de água através do solo aumenta e melhora a capacidade do solo de absorver e reter a água, bem como reduz o potencial de formação de crostas na superfície do solo.

Prevenção da erosão

A maior estabilidade dos agregados geralmente é resultado de solos com mais matéria orgânica, o que pode aumentar as taxas de infiltração de água e resultar em menor potencial de erosão. Além disso, o maior teor de matéria orgânica nos solos ajuda a reduzir a possibilidade de formação de crostas.

Organominerais podem aumentar a presença de matéria orgânica no solo

Como os solos são, naturalmente, pobres em matéria orgânica, é necessário buscar alternativas para aumentar sua presença e obter todos os benefícios que elas podem proporcionar.

Os fertilizantes organominerais são ideais para promover o aumento de matéria orgânica no solo. Esses compostos são resultado do processo de compostagem e apresentam grande quantidade de matéria orgânica, contribuindo para uma maior produtividade nas lavouras de diferentes culturas.

Além disso, o uso de organominerais reduz, em até 20%, o uso de fertilizantes químicos, por potencializar a ação microbiana e disponibilizar mais nutrientes no solo.

Quer saber mais? Conheça nossos organominerais e todos os benefícios que eles podem trazer para sua lavoura!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Desenvolvido por : produzdigital.com.br