Plantação de laranja ponkan: conquiste mais resultados com os organominerais

laranja ponkan

A produção de laranja no Brasil vem crescendo em ritmo acelerado para atender às demandas internas e internacionais. A laranja ponkan é uma das espécies mais cultivadas e, assim como diferentes culturas, necessita de adubação adequada para alcançar seu pleno desenvolvimento.

Os fertilizantes organominerais se mostram como uma excelente alternativa para maximizar a produtividade desta cultura, garantindo uma lavoura mais saudável e lucrativa para o produtor rural. Continue a leitura e saiba como os organominerais podem maximizar os resultados da sua plantação de laranja ponkan!

Cenário da produção de laranja no Brasil

O Brasil é considerado o maior produtor mundial de laranjas, com uma produção estimada em mais de 15 milhões de toneladas anualmente. A laranja é a fruta mais produzida no Brasil, sendo que o estado de São Paulo ocupa a primeira posição no ranking de produção, seguido por Minas Gerais.

Para a safra 2021/2022, o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) estima uma produção de 294 milhões de caixas com média de 40 quilos cada no cinturão citrícola de São Paulo, Triângulo e Sudoeste de Minas Gerais. Esse valor representa um aumento de 9,51% com relação à última safra, o que mostra que o Brasil vem se consolidando como um grande produtor de laranja.

Como os organominerais podem contribuir com a produtividade da laranja ponkan?

O aumento na produtividade das laranjas está diretamente relacionado à técnicas de manejo adequadas e ao uso de insumos de qualidade. Nesse sentido, os organominerais podem ser grandes aliados para aumentar a rentabilidade do produtor de laranja. Saiba como os produtos podem melhorar a produtividade da cultura!

Nutrição gradativa e equilibrada

Os organominerais são capazes de modificar as propriedades físicas, biológicas e químicas do solo, gerando um maior aproveitamento de nutrientes minerais devido à combinação com matéria orgânica.

A matéria orgânica presente nesse tipo de fertilizante é capaz de elevar os teores de macro e micronutrientes por meio da decomposição e da mineralização. Esses insumos ainda liberam nutrientes de forma gradativa, permitindo uma nutrição adequada e equilibrada durante todo o ciclo produtivo.

Redução da perda de nutrientes

As perdas de nutrientes ocasionadas pela lixiviação e outros processos podem refletir diretamente na produtividade da laranja ponkan. A matéria orgânica presente nos organominerais evita que isso aconteça, já que atua como condicionante dos fertilizantes minerais que entram em sua composição, aumentando o poder quelante dos mesmos.

Com maior poder quelante, os organominerais possuem capacidade de reter elementos metálicos e micronutrientes com maior eficácia. Assim, é possível reduzir a perda nutricional do solo.

Capacidade de absorção e retenção de água

A disponibilidade de água é um fator crítico para obtenção de altas produtividades, uma vez que a laranja ponkan é muito sensível ao estresse hídrico. A matéria orgânica dos fertilizantes organominerais ajudam a evitar o problema, pois atuam como agente agregante das partículas do solo, formando agregados capazes de aumentar a capacidade de absorção e retenção de água durante todo o desenvolvimento da planta.

Estímulo à atividade de microrganismos benéficos

A matéria orgânica é capaz de aumentar a população de microorganismos benéficos para as plantas e para o solo. Esses microrganismos passam, então, a contribuir com o desenvolvimento da cultura, ajudando em diversos processos essenciais das plantas, como a mineralização da matéria orgânica e fixação biológica de nitrogênio atmosférico.

Aumento da CTC do solo

A matéria orgânica ajuda a aumentar a carga negativa do solo e, consequentemente, melhorar sua capacidade de troca catiônica (CTC). O aumento da CTC é fundamental para melhorar a capacidade produtiva do solo, proporcionando importantes benefícios, como: estabilidade do solo, disponibilização de nutrientes, equilíbrio do pH, retenção hídrica, etc.

Resultados dos organominerais na cultura da laranja ponkan

Os organominerais possuem resultados comprovados no cultivo da laranja ponkan, oferecendo diversos benefícios, como: nutrição mais gradativa e equilibrada, fruto mais nutrido e pesado, melhor aproveitamento dos nutrientes e maior produtividade. 

Em comparação com o uso de fertilizantes convencionais, os organominerais aumentaram o diâmetro e peso dos frutos.  A nutrição mais gradativa e equilibrada, garante um fruto melhor nutrido, mais pesado, devido ao melhor aproveitamento dos nutrientes utilizados via organomineral. Confira na na tabela abaixo!

E você, quer garantir maior produtividade e frutos até 20% maiores em sua plantação de laranja ponkan? Conheça nossos organominerais e solicite um orçamento sem compromisso.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Desenvolvido por : produzdigital.com.br