Todo solo utilizado para produção agrícola necessita de nutrientes para que a plantação se desenvolva de maneira saudável e produtiva. Para que isso aconteça, é preciso que o solo disponibilize nutrientes que vão garantir o correto desenvolvimento das plantas. Nesse cenário, a ciclagem de nutrientes pode ser uma grande aliada do agricultor.
O plantio sucessivo de espécies com alta capacidade de extração de nutrientes pode gerar um grande impacto sobre a disponibilidade e reservas de nutrientes nos solos. Isso traz como consequência a queda da qualidade das áreas de produção, quando não é feito o manejo correto.
É por isso que a ciclagem de nutrientes desempenha um importante papel para favorecer a nutrição vegetal. E, apesar de ser um processo natural, é possível adotar algumas ações para favorecê-la. Continue a leitura e saiba mais!
O que é ciclagem de nutrientes?
A ciclagem de nutrientes nada mais é do que a contínua transferência de substâncias entre o solo e as plantas e vice-versa. Trata-se de um processo biológico e natural que envolve a troca de nutrientes essenciais para a vida do mundo vegetal, incluindo florestas, ecossistemas e também a agricultura.
Os nutrientes em sua forma inorgânica são absorvidos pela planta, e a partir desse momento irá desempenhar funções orgânicas nas células. Esses nutrientes são translocados para o interior das plantas e, posteriormente, os nutrientes retornam ao solo acumulados na massa vegetal, reiniciando o ciclo.
A importância da ciclagem de nutrientes
A falta de nutrientes pode acometer a saúde da planta, pois estes são necessários para o desempenho de funções essenciais à vida da planta. Dessa forma, a ciclagem de nutrientes é fundamental para que as diferentes culturas possam absorver nutrientes indispensáveis ao seu correto crescimento e desenvolvimento.
Vale ressaltar que a ciclagem de nutrientes é um dos principais processos de manutenção da produtividade dos sistemas naturais, e também dos ambientes rurais manejados, sejam eles pecuários, agrícolas ou florestais
Os benefícios da ciclagem podem ser verificados ao longo dos anos, pois há um aumento da CTC do solo e fornecimento de importantes nutrientes, como nitrogênio (N), fósforo (P), enxofre (S) e outros, além de contribuir para o aumento do teor de matéria orgânica do solo.
Como melhorar a ciclagem de nutrientes em sua lavoura?
Em plantios comerciais, devido a retirada de grande parte da massa vegetal da área, ocorre o desequilíbrio entre as entradas e saídas de nutrientes do sistema, prejudicando a ciclagem de nutrientes e o estabelecimento de um novo cultivo naquela área.
A boa notícia é que, mesmo que seja um processo natural, existem algumas práticas que podem melhorar a ciclagem de nutrientes. Como esse processo está ligado à quantidade de matéria orgânica (MO) presente no solo, técnicas que aumentam a presença de MO podem contribuir para melhorar o ciclo dos nutrientes.
Partes das plantas, como folhas mortas, ramos, raízes ou incorporação da massa vegetal, sofrem a ação dos microrganismos do solo, que realizam a decomposição com a consequente liberação de nutrientes.
Por isso, é importante adotar ações que aumentem a presença de matéria orgânica e favoreçam a atividade de microrganismos benéficos. Os fertilizantes organominerais podem oferecer importantes benefícios nesse sentido.
Esses insumos são ricos em matéria orgânica e contribuem de duas importantes formas para a ciclagem de nutrientes: melhoram a propriedade biológica do solo – aumentando a quantidade de matéria orgânica – e contribuem para a liberação gradual de nutrientes, o que é fundamental para o desenvolvimento das plantas em todos os estágios.
Quer conhecer melhor os organominerais e todos os seus benefícios? Acesse nossa página de produtos ou entre em contato e tire todas as suas dúvidas com um de nossos especialistas.