Nutrição de plantas: obtenha melhores resultados com organominerais

nutrição

A nutrição de plantas é um elemento indispensável para a obtenção de safras produtivas e com alta rentabilidade. Devido à grande deficiência nutricional dos solos brasileiros, sobretudo no cerrado, é necessário utilizar insumos e técnicas corretivas para que diferentes culturas possam atingir todo seu potencial produtivo.

Os organominerais têm se destacado cada vez mais como uma alternativa sustentável e viável economicamente para garantir a adequada nutrição de plantas. Neste artigo, você irá conhecer melhor os benefícios desses fertilizantes para melhorar a nutrição da sua lavoura. Continue a leitura e saiba mais!

Conhecendo os organominerais

Os fertilizantes organominerais são produzidos pelo processo de compostagem da matéria orgânica e adição de fertilizantes minerais produzidos industrialmente. A capacidade nutritiva desses insumos é obtida através dos nutrientes solúveis extraídos durante a fase sólida dos resíduos orgânicos, principalmente de estrume animal.

O resultado são fertilizantes que se mostram como uma excelente fonte de macro e micronutrientes para todas as culturas. Ao ser aplicado no solo, o fertilizante organomineral modifica as propriedades físicas, biológicas e químicas do solo. Nesta última, sobretudo, há um maior aproveitamento de nutrientes minerais devido à combinação com matéria orgânica.

Como os organominerais melhoram a nutrição de plantas?

A matéria orgânica presente no organomineral é a grande responsável por otimizar a disponibilidade e absorção de nutrientes pelas plantas. À medida que a matéria orgânica é decomposta, os nutrientes são convertidos em formas que as plantas podem absorver diretamente. 

Entenda melhor como os organominerais contribuem com a nutrição de plantas.

Disponibilidade de nutrientes

A disponibilidade de nutrientes essenciais para o pleno desenvolvimento de qualquer cultura é influenciada direta ou indiretamente pela presença de matéria orgânica. Os organismos do solo desempenham um papel vital na quebra de moléculas que permitem a absorção de nutrientes pelas plantas.

Os fertilizantes organominerais ainda estimulam a proliferação de microrganismos que irão atuar na solubilização dos fertilizantes minerais e aumentarão a taxa de mineralização, contribuindo para a liberação de mais nutrientes para as plantas, principalmente o nitrogênio.

Redução da perda de nutrientes

Os organominerais possuem maior capacidade de fixação de nutrientes, graças à matéria orgânica que atua como condicionante da fração mineral que entra em sua composição, aumentando o poder quelante dos mesmos. 

Assim, os organominerais retêm os nutrientes com maior eficácia e evitam a perda de nutrientes pelos processos de lixiviação e volatilização. Isso permite reduzir custos com novas aplicações, além de evitar problemas no desenvolvimento das plantas devido às deficiências nutricionais.

Liberação gradual de nutrientes

Os nutrientes da matéria orgânica presentes nos organominerais são liberados de forma gradativa e por meio do processo de mineralização, importantes nutrientes, como o nitrogênio, são disponibilizados durante todo o ciclo produtivo das culturas. 

Os organominerais contém nutrientes que são liberados mais lentamente do que os adubos exclusivamente minerais. Nesses últimos, os nutrientes de origem mineral são liberados para as raízes após serem aplicados ao solo.

Por outro lado, os nutrientes da matéria orgânica são liberados lentamente para os microrganismos do solo, os quais realizam sua mineralização, disponibilizando nutrientes para a planta durante todo o ciclo. Ou seja, é possível alcançar uma nutrição de plantas mais equilibrada e eficiente, contribuindo para altas produtividades. 

Construção da fertilidade do solo

Como fornecem nutrientes em maior quantidade, os organominerais também contribuem aumentar a reserva dos mesmos no solo, contribuindo para a fertilidade construída. Ou seja, é possível reaproveitar os nutrientes existentes no solo para as próximas safras, o que contribui para reduzir custos e manejos no solo.

Além disso, por ser menos densa que as partículas minerais do solo, a matéria orgânica ajuda a reduzir a densidade do solo e aumentar os espaços vazios para presença de água, o que também contribui para melhorar a fertilidade.

Está pronto para otimizar a nutrição de plantas da sua lavoura? Conheça nossos fertilizantes organominerais e garanta uma produção com mais qualidade e produtividade.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn