Geada no café: como minimizar os riscos na lavoura?

geada

A geada no café é uma realidade que assusta muitos produtores do grão no Brasil, especialmente nas regiões Sul e Sudeste. A ocorrência do fenômeno climático atinge alguns dos principais estados produtores de café, como Minas Gerais (principalmente o Sul de Minas), São Paulo e Paraná.

A geada pode ocasionar a morte das plantas e resultar em perdas de até 100%, dependendo da intensidade do fenômeno. Para evitar que isso aconteça, é preciso ter um planejamento prévio e adotar técnicas de manejo efetivas para minimizar os impactos da geada no cafezal.

Continue a leitura e saiba o que você pode fazer!

Quais os impactos da geada no cafezal?

A cultura do café é uma das mais sensíveis à geada. A sensibilidade se deve, principalmente, à estrutura da parede celular, que na planta do café é bastante sensível ao congelamento por se romper facilmente.

Vale lembrar que a cultura do café não é adaptada a baixas temperaturas. Temperaturas abaixo de 15°C já podem diminuir seu crescimento e desenvolvimento. Além disso, o frio por si só pode deixar as bordas das folhas amareladas.

A geada no café pode causar impactos ainda mais graves às plantas. Em muitos casos, as folhas ficam com uma coloração escura ou com aspecto de queima. Em condições mais severas, pode ocorrer a morte de toda a planta.

A morte das plantas é causada pela formação de gelo nos espaços intercelulares, que podem danificar o tecido de duas formas:

1. Formação de cristais de gelo, ocasionando o rompimento do tecido celular;

2. Desidratação das células, visto que o gelo aumenta a concentração no meio intercelular e forma um potencial osmótico entre o meio inter e o intracelular.

Além disso, as geadas podem ser classificadas pelo seu aspecto visual (geada branca ou negra), causando diferentes impactos no cafezal. A geada branca ocasiona o congelamento da parte superficial da planta, ocorrendo em condições de maior umidade do ar. Já a geada negra causa o congelamento da parte interna e ocorre em condições de baixa umidade. 

A geada pode, ainda, atingir apenas as partes externas da planta, caracterizando a geada de capote; ou atingir o tronco em lavouras com até um ano e meio, caracterizando a geada de canela.

Como reduzir os impactos da geada no café?

Algumas técnicas podem ajudar a reduzir os impactos da geada no café e evitar prejuízos financeiros após a colheita. Confira o que fazer:

Enterre as mudas

Mudas de café com até 6 meses após o plantio podem ser dobradas e cobertas com uma camada de terra  de 15 a 20cm. Essa prática deve ser realizada alguns dias antes ou na véspera da ocorrência de geadas. Quando o fenômeno climático passar, as plantas devem ser descobertas manualmente.

Faça o chegamento de terra

O chegamento de terra é realizado para proteger as plantas maiores da geada de canela. A técnica consiste na colocação de terra na base do caule do café. A terra ajuda a proteger as gemas ortotrópicas e mesmo que as folhas e ramos sejam afetados, haverá rebrota.

Mantenha o solo limpo

É extremamente importante que, em períodos de geada, o solo esteja totalmente limpo. Sem a presença de palhas e outros resíduos, o solo fica exposto e pode reter a radiação solar de maneira mais eficaz, o que ajuda a minimizar os impactos da geada no café.

Utilize o sistema de irrigação

Se você possuir um sistema de irrigação em sua propriedade, o ideal é que ele seja ligado em noites de geada. Seu funcionamento evita e reduz seus efeitos desse fenômeno climático, uma vez que a água da irrigação umidifica o ar e eleva o ponto de congelamento da seiva.

Realize a adubação adequada

O estado nutricional também influencia a resistência das plantas à geada. A maior concentração de nutrientes, especialmente de potássio, diminui a temperatura de congelamento no interior da folha e, consequentemente, reduz os efeitos da geada no café.

Conte com os fertilizantes Terra de Cultivo

Nossos fertilizantes organominerais oferecem a disponibilidade e absorção de nutrientes adequados durante todo o ciclo de desenvolvimento do café, graças à mineralização da matéria orgânica.
O resultado são culturas mais bem nutridas, com redução da perda de nutrientes e maior resistência à pragas, doenças e condições climáticas, como a geada. Saiba mais sobre nós e conheça nossos produtos.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn