Plantação de batata: maximize seus resultados com os organominerais

plantação de batata

A popularização da plantação de batata faz parte da agricultura brasileira e mundial há mais de séculos. A batata é considerada a terceira cultura alimentar mais importante do planeta, e a primeira commodity não grão. Sua produção mundial supera 330 milhões de toneladas anualmente em uma área de 18 milhões de hectares.

No Brasil, a batata é a hortaliça mais importante, totalizando uma produção anual de aproximadamente 3,5 milhões de toneladas e uma área produtiva de cerca de 130 mil hectares. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a produtividade brasileira aumentou 28,1% nos últimos dez anos.

Para garantir maior competitividade no mercado, é importante incorporar tecnologias e insumos que possibilitem o aumento da produtividade e da qualidade nos sistemas de produção de batata, visando uma produção lucrativa, produtiva e de qualidade.

Nesse sentido, os fertilizantes organominerais são excelentes aliados para aumentar a produtividade da sua plantação de batata. Continue a leitura e saiba mais!

Exigências nutricionais na cultura da batata

Por ser uma planta de crescimento/desenvolvimento rápido, a batateira é bastante exigente em nutrientes. Conhecer as quantidades de nutrientes extraídos do solo pela cultura da batata é de fundamental importância para que a adubação seja realizada de forma eficiente e assertiva.

Na tabela abaixo, é mostrado a exigência de cada nutriente para a produção de uma tonelada de tubérculos.

Fonte: Fernandes & Soratto (2012).

Vale destacar que, aproximadamente, 78% do fósforo (P), 68% do potássio (K), 65% do nitrogênio (N), 65% do enxofre (S), 33% do magnésio (Mg) e 9% do cálcio (Ca) absorvidos pela batateira são acumulados nos tubérculos.

A plantação de batata necessita de praticamente todos os nutrientes disponíveis em quantidades relativamente altas em diferentes fases. O período de maior exigência nutricional vai desde o início da formação dos tubérculos – que ocorre de três a quatro semanas após a emergência – até próximo ao final do ciclo.

A fase de enchimento de tubérculos é uma fase especialmente crítica. Nesse período, a disponibilidade de nutrientes no solo deve ser bastante elevada, já que a acumulação de matéria seca e a absorção de nutrientes são muito rápidas.

Considerando um ciclo de 90 a 110 dias, a absorção máxima de N, P, Ca, Mg e S ocorre na fase inicial de enchimento dos tubérculos (45 a 70 dias após o plantio). Já o K tem sua absorção mais concentrada entre 40 e 60 dias após o plantio.

Para evitar possíveis deficiências nutricionais, a análise de tecidos vegetais, realizada em laboratório, pode ser empregada como uma ferramenta de monitoramento do estado nutricional das plantas, identificando deficiências potenciais precocemente, além de ajudar a calibrar as necessidades de fertilizantes.

Fertilizantes organominerais para plantação de batata

Além de promoverem melhorias significativas nas propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, os fertilizantes organominerais auxiliam na ciclagem e disponibilização de nutrientes ao longo de todo o desenvolvimento da cultura.

Essa é uma importante vantagem em comparação com os fertilizantes químicos, já que a batata demanda grande quantidade de nutrientes durante todo o ciclo produtivo. Outro importante benefício é a possibilidade de diminuir a quantidade de adubo mineral aplicado.

O momento adequado para a aplicação e a época e dose de cada nutriente merecem uma atenção especial. Essas etapas são essenciais para o equilíbrio nutricional da planta e, consequentemente, para a obtenção de altas produtividades.

Um estudo comparativo realizado com o uso do Organomineral Terra de Cultivo em São Gonçalo do Sapucaí (MG) comprovou a eficácia dos organominerais para aumentar a produtividade da plantação de batata.

Confira o resultado abaixo:

Além do aumento na produtividade, é possível constatar uma menor necessidade de uso do organomineral em comparação com o fertilizante convencional, o que garante maior economia ao produtor. 

Em relação à porcentagem de batatas comerciais, os organominerais também apresentam resultados superiores. Isto implica em uma menor produção de batatas consideradas fora do padrão, comparando o organomineral com o fertilizante convencional, como podemos observar na tabela abaixo.

Está em busca dos melhores organominerais para maximizar a produtividade da sua plantação de batata? A Terra de Cultivo possui uma linha completa de organominerais desenvolvidos com matéria orgânica selecionada, que dá origem a um produto final de qualidade e disponibiliza de forma gradativa os nutrientes para as plantas.

Conheça nossos fertilizantes organominerais e garanta uma lavoura muito mais produtiva e rentável na sua próxima colheita.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Desenvolvido por : produzdigital.com.br