Plantação de cana de açúcar: como os organominerais podem aumentar a produtividade?

plantação de cana de açúcar

A plantação de cana de açúcar é um dos grandes pilares que sustentam a agricultura brasileira. O Brasil é considerado o maior produtor de cana do mundo, sendo que na safra 2020/21, foram produzidas 654,5 milhões de toneladas. Apesar do número expressivo, a produção dificilmente atinge todo o seu potencial produtivo.

A cultura da cana de açúcar apresenta um potencial biológico de produção de aproximadamente 350 toneladas de colmo por hectare (TCH). No entanto, a média de produtividade no Estado de São Paulo, por exemplo, é de apenas 90 t ha-1, ou seja, 25% do potencial da cultura.

A explicação para a baixa produtividade é que existe uma série de fatores abióticos e bióticos interagindo como gargalos, restringindo o aumento de produtividade. O uso de fertilizantes organominerais é uma alternativa para mudar esse cenário, contribuindo com lavouras cada vez mais produtivas e rentáveis.

O que são fertilizantes organominerais?

Os fertilizantes organominerais são adubos com grande quantidade de matéria orgânica e uma fração mineral. Assim, esses compostos unem os benefícios da parcela orgânica e mineral em um único produto capaz de promover maior desenvolvimento e produtividade para as culturas agrícolas.

Para garantir a qualidade do produto, é importante que o mesmo seja produzido a partir de matéria orgânica selecionada e que tenha passado pelo correto processo de compostagem. Com um produto de alta qualidade, é possível melhorar as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, promovendo ganhos significativos para a plantação da cana de açúcar.

Vantagens dos organominerais para a plantação de cana de açúcar

A qualidade da cana de açúcar está diretamente relacionada à adubação. Trata-se de uma cultura que produz grande quantidade de biomassa e, por isso, necessita de um solo fértil e de grande quantidade de nutrientes para alcançar seu pleno desenvolvimento.

Confira os principais benefícios dos organominerais para a plantação de cana de açúcar!

Nutrição gradativa

Os organominerais são excelentes fontes de macro e micronutrientes para a cultura da cana de açúcar, permitindo que a lavoura tenha todos os nutrientes necessários. Também há um maior aproveitamento de nutrientes minerais devido à combinação com matéria orgânica.

Além disso, diferente de fertilizantes químicos, os organominerais disponibilizam nutrientes de forma lenta e gradativa para que as plantas possam absorver todos os nutrientes essenciais durante cada fase do seu ciclo produtivo.

Redução da perda de nutrientes

Além de fornecer uma melhor nutrição, os organominerais também reduzem os processos de perda de nutrientes. Isso porque a matéria orgânica contribui para a retenção de nutrientes, principalmente os micronutrientes, como ferro, cobre, zinco e manganês.

Por isso, os organominerais têm maior capacidade de fixação dos nutrientes, evitando que eles sejam carregados pela água da chuva ou perdidos devido a outros processos. Por fim, os nutrientes solúveis ficam envoltos por uma matriz orgânica que evita o contato direto entre  o fósforo e o solo, o que também ajuda a evitar a perda por fixação pelos óxidos de ferro e alumínio.

Aumento na capacidade de absorção e retenção de água

A matéria orgânica presente nos fertilizantes contribui para formar agregados de partículas no solo capazes de melhorar a capacidade de absorção e retenção de água na plantação de cana de açúcar.. A infiltração da água no solo também passa a ocorrer com mais facilidade, o que auxilia no processo de absorção hídrica das plantas.

Melhor desenvolvimento do sistema radicular

Por melhorar as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, os organominerais contribuem para a construção da fertilidade do solo. Dessa forma, as raízes das plantas passam a ter contato com um solo muito mais rico, saudável e fértil. Os resultados podem ser observados na melhora do desenvolvimento do sistema radicular.

Aumento da capacidade de troca catiônica (CTC)

A matéria orgânica representa a maior participação nos índices de CTC do solo, ou seja, quanto maior a presença de matéria orgânica, maior será a carga negativa do solo e, consequentemente, melhor será sua capacidade de troca catiônica.

O aumento da CTC é fundamental para melhorar a capacidade produtiva do solo, proporcionando importantes benefícios, como: estabilidade do solo, disponibilização de nutrientes, equilíbrio do pH, retenção hídrica, etc.

Resultados dos organominerais na cultura da cana

Existem diversos estudos que comprovam a eficácia dos organominerais para maximizar a produtividade da plantação de cana de açúcar.

Souza (2014), em seu estudo com 10 experimentos de cana de açúcar instalados em distintos locais, nos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás, constatou que o fertilizante organomineral resultou em uma produção de açúcar por hectare (TAH) superior em relação à aplicação de fertilizante mineral na mesma concentração de nutrientes.

O autor ainda observou maior eficiência do organomineral em relação ao fertilizante mineral em cana-planta e cana-soca. O resultado mostrou que o fertilizante organomineral apresentou 24% a mais de eficiência na produção de colmos.

Outras pesquisas ainda demonstram a melhoria na nutrição. De acordo com Levrero (2010), o aproveitamento de nitrogênio com fontes minerais é de até 50%, do fósforo de até 20% e do potássio de até 60%. Com o uso de fertilizantes organominerais, o aproveitamento dos nutrientes passou a ser de até 70% para o nitrogênio, 50% para o fósforo e 80% para o potássio.

Esses são apenas alguns dos resultados que comprovam a eficácia dos organominerais para a plantação de cana de açúcar.

Está em busca de organominerais para sua lavoura? Não se engane, organomineral não é tudo igual. Na Terra de Cultivo, você encontra produtos de qualidade, resultados de pesquisas contínuas e desenvolvidos com matéria orgânica selecionada. Conheça nossos organominerais e solicite uma cotação sem compromisso.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Desenvolvido por : produzdigital.com.br