Por que utilizar condicionador de solo em sua plantação?

SOLO

A degradação dos solos brasileiros é um desafio para o aumento da qualidade e produtividade nas lavouras agrícolas. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), cerca de 33% das terras têm alto ou médio grau de degradação. Para corrigir o problema, o uso de condicionador de solo se mostra como uma excelente opção.

Seja pelo processo de erosão, salinização, compactação ou poluição química, os solos tendem a se degradar com o passar do tempo. Consequentemente, ocorre uma diminuição na capacidade das plantas em absorver água e nutrientes, o que compromete o correto desenvolvimento da plantação.

Os condicionadores desempenham um importante papel para melhorar a fertilidade e qualidade do solo, reduzindo os efeitos de degradação e proporcionando uma lavoura mais saudável e produtiva. Continue a leitura e saiba mais sobre eles!

A importância do condicionador de solo para a agricultura

O condicionador de solo é um produto elaborado com grande quantidade de compostos orgânicos e ácidos húmicos e fúlvicos, sendo capaz de melhorar as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo. 

Os compostos presentes nos condicionadores de solo promovem o aumento e restauração da fertilidade do solo. Essa é justamente uma das principais funções desses produtos: reconstruir solos danificados e pobres em nutrientes, além de mantê-los em ótima condição para o desenvolvimento das culturas.

Com a restauração da fertilidade do solo, o condicionador de solo promove uma série de outras vantagens, como:

  • melhora a capacidade de absorção de nutrientes pelas plantas;
  • melhora o desenvolvimento radicular;
  • aumenta a CTC do solo;
  • favorece os processos energéticos das plantas;
  • aumenta a capacidade de germinação de sementes.

O papel dos ácidos húmicos e fúlvicos 

Os ácidos húmicos e fúlvicos fazem parte da composição do húmus, a parte orgânica do solo, e podem ser disponibilizados por meio da aplicação do condicionador de solo. Esses compostos trazem uma série de benefícios às lavouras, como a regulação do fluxo de nutrientes e melhoria nos processos do solo. 

Dessa forma, os ácidos em questão contribuem diretamente para o crescimento saudável das plantas, uma vez que o solo fica mais solto e aerado e menos denso. Além disso, também contribuem com a função de crescimento e metabolismo das plantas.

As substâncias húmicas são particularmente importantes para a qualidade do solo. Originárias da degradação biológica de resíduos animais e vegetais e da atividade microbiológica do solo, elas possuem alta capacidade de troca de cátions e promovem melhorias físicas, químicas e biológicas no solo.

Além disso, possuem atuação significativa na germinação das sementes e no aumento do sistema radicular, refletindo em melhor desenvolvimento e maior produtividade na lavoura. O sistema radicular é de fundamental importância para as culturas, já que com raízes menores, a planta tem acesso a menor quantidade de água e nutrientes, o que causará problemas em seu crescimento.

Como utilizar o condicionador de solo?

Geralmente, o condicionador de solo deve ser aplicado em grande quantidade, mas essa resposta depende de diversos fatores, como o tipo da planta, a dose de condicionador utilizada, a área de aplicação, entre outros.

Também é importante realizar um estudo prévio do solo para coletar dados importantes sobre as necessidades daquela terra. Assim, é possível utilizar o condicionador da melhor forma para trazer resultados positivos para a plantação.

Nas plantações de menor porte, o condicionador oferece suporte ao solo e auxílio na nutrição das plantas, melhorando também a circulação de ar e drenagem em áreas de menor escala. A aplicação não costuma requerer a combinação com nenhum outro tipo de produto.

Conheça o Terraorgan

Material orgânico 100% compostado, totalmente isento de pragas e doenças. Pronto para uso na manutenção ou recuperação de solos degradados, melhorando as condições físicas e biológicas do solo. 

  • Melhora a atividade biológica do solo; 
  • Otimiza a estrutura do solo, aumentando a porosidade; 
  • Facilita a retenção de água pelo solo; 
  • Produto de fácil aplicação (malha15mm);
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Desenvolvido por : produzdigital.com.br