Produção sustentável: como a agricultura pode contribuir com essa prática?

Produção sustentável

Ao mesmo tempo em que a agricultura é necessária para a produção de alimentos, as práticas agrícolas inadequadas representam uma ameaça para o meio ambiente. E, em um cenário que caminha para a limitação cada vez maior dos recursos naturais, a produção sustentável se torna uma necessidade em escala global. 

Os agricultores que buscam melhorar a sustentabilidade na fazenda enfrentam o enorme desafio de produzir culturas de alto rendimento e alta qualidade sem prejudicar os sistemas e recursos naturais dos quais a produtividade das culturas e a sustentabilidade ambiental dependem. 

Para que você possa tornar sua produção sustentável, separamos 5 práticas que contribuem com a preservação ambiental. Acompanhe!

Por que a produção sustentável é tão importante na agricultura?

A agricultura sustentável pode ser definida como a produção de produtos vegetais e animais, incluindo alimentos, de uma maneira que usa técnicas agrícolas que  protegem o meio ambiente, a saúde pública, as comunidades e o bem-estar dos animais.

A produção sustentável nos permite produzir e desfrutar de alimentos saudáveis sem comprometer a capacidade das gerações futuras de fazer o mesmo. A chave para a agricultura sustentável é encontrar o equilíbrio certo entre a necessidade de produção de alimentos e a preservação dos  ecossistemas ambientais .

A sustentabilidade já é uma necessidade em todos os setores, como uma alternativa para garantir o desenvolvimento das próximas gerações e atender às demandas cada vez mais crescentes de alimentos em todo o mundo.

E não é somente o meio ambiente que ganha. Ao adotar uma produção mais sustentável, o agricultor também ganha uma série de benefícios. Dentre os principais, podemos citar:

  • ganho de competitividade;
  • maior visibilidade no mercado;
  • redução de custos de produção;
  • maior produtividade;
  • melhoria na qualidade do solo;
  • aumento do valor agregado do produto;
  • diversificação da biodiversidade local.

5 dicas para tornar sua produção mais sustentável

Para promover mudanças em sua forma de produzir, é preciso ter em mente quais são os principais impactos ambientais causados em sua propriedade. A partir desse ponto, é possível traçar as melhores alternativas para alcançar uma produção mais sustentável.

Abaixo, você confere quais práticas podem te ajudar nessa missão!

Rotação de culturas

A rotação de culturas é uma das técnicas mais poderosas da agricultura sustentável. Seu objetivo é evitar as consequências de plantar as mesmas culturas no mesmo solo por anos seguidos.

Dessa forma, ajuda a evitar problemas com pragas, já que muitas delas preferem culturas específicas. Além disso, a rotação de culturas ajuda a repor os nutrientes do solo, reduzindo a necessidade de fertilizantes químicos.

Permacultura

A permacultura  é um sistema de produção de alimentos com intenção, design e agricultura inteligente para reduzir o desperdício de recursos e aumentar a eficiência da produção. Geralmente, se concentra na plantação de culturas perenes.

A permacultura possui características éticas que são baseadas na observação da ecologia e da forma sustentável de interação, produção e de vida das populações tradicionais com a natureza. 

Culturas de cobertura

Muitos agricultores optam por ter as colheitas plantadas em um campo o tempo todo e nunca o deixam estéril, o que pode causar consequências ao meio ambiente e à produção agrícola. 

Ao cultivar culturas de cobertura, é possível prevenir a erosão do solo, suprimir o crescimento de ervas daninhas e melhorar a qualidade do solo. Essa técnica ajuda, ainda, a reduzir a necessidade de agrotóxicos e fertilizantes químicos.

Agrofloresta

A agrofloresta tornou-se uma das ferramentas poderosas dos agricultores em regiões secas com solos suscetíveis à desertificação. Envolve o crescimento de árvores e arbustos entre culturas ou pastagens, combinando práticas agrícolas e florestais para uso duradouro, produtivo e diversificado da terra.

Nesse contexto, as árvores ajudam a manter a temperatura favorável, estabilizam os solos e a umidade do solo, minimizam o escoamento de nutrientes e protegem as plantações do vento ou das chuvas fortes.

Fertilizantes organominerais

Os fertilizantes organominerais aliam produção sustentável à alta produtividade graças à elevada concentração de matéria orgânica. Com isso, a ciclagem de nutrientes e energia é aumentada e as habilidades retentivas do solo para nutrientes e água são aprimoradas, compensando o não uso de fertilizantes minerais.

Os organominerais também contribuem para melhorar a estrutura do solo e tornar as plantas mais resistentes. E com a menor necessidade de combate à pragas e doenças, ainda é possível reduzir o uso de defensivos agrícolas, diminuindo a toxicidade presente nos solos e nas plantas.

Além disso, a fabricação desses compostos envolve a reciclagem de resíduos orgânicos que poderiam ser descartados de maneira incorreta e contribuir para poluição do solo, da água e do ar.

A Terra de Cultivo acredita que a sustentabilidade e a produtividade devem caminhar sempre juntas em busca dos melhores resultados para o produtor. Para reforçar nossa responsabilidade ambiental, somos certificados com o ISO 14001 e possuímos o certificado IDB. 
Conheça nossa linha de fertilizantes organominerais e garanta uma produção sustentável aliada à alta produtividade!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Desenvolvido por : produzdigital.com.br