Solo arenoso: quais os benefícios dos organominerais para esse tipo de solo?

O solo arenoso está presente na grande maioria dos estados nordestinos, mas também se encontra em diversas regiões brasileiras. Esse tipo de solo é um grande desafio para a produtividade e qualidade das culturas, já que apresenta características que dificultam o desenvolvimento saudável das plantas.

Apesar das características pouco favoráveis à atividade agrícola, solos arenosos não são sinônimos de solos inférteis ou improdutivos. Com o manejo e os insumos adequados, eles podem se tornar uma área agricultável e contribuir com a produção agrícola. 

Neste artigo, vamos destacar como os organominerais atuam no melhoramento das propriedades do solo arenoso para torná-lo fértil e propício ao desenvolvimento da lavoura. Acompanhe!

O desafio de cultivar em solos arenosos

O solo arenoso é aquele que possui textura leve e se destaca pela grande proporção de areia em sua composição (70%) e pequena parte de argila (menos de 15%). Como são constituídos basicamente por grãos de areia – ou seja, quartzo – são pobres em nutrientes, o que representa um dos principais desafios para a prática agrícola.

Em razão da baixa matéria orgânica e dos baixos teores de argila, geralmente possuem baixa capacidade de absorção e retenção de água, tornando-se uma região árida para o plantio. A baixa capacidade hídrica também afeta a microbiologia do solo, dificultando a presença de microrganismos benéficos para o desenvolvimento das culturas.

Os solos arenosos são, ainda, mais propensos aos processos erosivos, o que facilita a degradação do solo, dificulta sua fertilidade e favorece a perda de nutrientes. Por fim, são mais suscetíveis à perda da capacidade  produtiva quando comparados aos solos de textura mais fina e em condições ambientais semelhantes.

Como os organominerais podem contribuir para melhorar a fertilidade do solo arenoso?

Os fertilizantes organominerais são capazes de proporcionar uma série de benefícios a todos os tipos de solo. Como as principais dificuldades de cultivo nos solos arenosos são a pouca quantidade de nutrientes, baixa capacidade de absorção hídrica e maior risco de processos erosivos, vamos focar em como os organominerais podem melhorar esses aspectos.

Disponibilização de nutrientes

Os organominerais apresentam uma alta capacidade nutritiva, que é obtida através dos nutrientes solúveis extraídos durante a fase sólida dos resíduos orgânicos. A matéria orgânica presente nesse tipo de fertilizante é capaz de fornecer os principais nutrientes para o solo arenoso por meio da decomposição e da mineralização. Além disso, os nutrientes são fornecidos de maneira gradativa, ficando disponíveis para a planta durante todo o ciclo produtivo.

Redução da perda de nutrientes

Além de aumentar a disponibilização de nutrientes, os organominerais também promovem a redução da perda de nutrientes no solo arenoso. Esse tipo de fertilizante tem maior capacidade de fixação de nutrientes, graças à matéria orgânica que atua como condicionante dos fertilizantes minerais que entram em sua composição, aumentando o poder quelante dos mesmos. Assim, os organominerais retêm os micronutrientes com maior eficácia e evitam a perda de nutrientes pelos processos de lixiviação e volatilização. 

Maior capacidade hídrica

A dificuldade de absorção de água do solo arenoso pode ser solucionada com a aplicação dos organominerais, uma vez que estes melhoram a capacidade de infiltração da água e a estabilidade térmica do solo, além de promover um aumento na capacidade de absorção e retenção de água durante todo o desenvolvimento da planta. Essas mudanças contribuem para que a lavoura tenha maior resistência aos períodos de seca ou à falta de irrigação.

Melhoria na estrutura do solo

A aplicação de organominerais promove melhorias nas propriedades físicas, químicas e biológicas do solo. No caso dos solos arenosos, essa melhoria é ainda mais importante para evitar o processo de erosão. A presença da matéria orgânica promove a redução da densidade aparente do solo e forma agregados que ajudam a reduzir os riscos de erosão. Além disso, o solo mais estruturado permite que as plantas consigam desenvolver melhor seu sistema radicular, conseguindo explorar maiores camadas de solo em profundidade.

Conheça os Fertilizantes da Terra de Cultivo

A Terra de Cultivo atua com a produção e a comercialização de diferentes produtos organominerais para a sua lavoura. Nossos fertilizantes são produzidos com matéria orgânica selecionada e com rígido controle de produção durante todo o processo de compostagem.

Nosso compromisso é comprovado pelos certificados ISO 14001 e IBD, atestando a segurança e a qualidade dos nossos produtos e garantindo que você irá obter todos os benefícios prometidos. Conheça nossos fertilizantes e solicite um orçamento sem compromisso!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Desenvolvido por : produzdigital.com.br