Solo humífero: conheça os benefícios para a produção agrícola

Humífero

O solo é a base para o cultivo de qualquer cultura e representa um dos principais fatores da produção agrícola. No Brasil, existem diferentes tipos de solo, sendo que a grande maioria é pouco favorável para o desenvolvimento de diferentes tipos de plantações. O solo humífero é um dos que se destacam positivamente nesse cenário, contribuindo para altas produtividades.

Apesar de ser formado por processos naturais que demoram milhares de anos, algumas práticas podem contribuir para a formação do solo humífero. Com isso, é possível melhorar as características do solo de sua propriedade, tornando-o mais fértil e com maior capacidade produtiva.

Continue a leitura e saiba mais!

O que é solo humífero?

Também chamado de solo humoso, o solo humífero apresenta concentração de até 70% de húmus, um material formado a partir da decomposição da matéria orgânica por microorganismos e minhocas. 

O húmus é considerado um dos adubos orgânicos mais completos e eficazes. Solos com a presença desse material são fofos, permeáveis, com boa capacidade de retenção de água e sais minerais. Assim, o solo humífero se destaca por sua alta fertilidade natural e é um dos melhores tipos de solo para quem busca um cultivo rico e produtivo.

Vale lembrar que a presença de húmus confere ao solo uma aparência escura, por isso, sendo que, popularmente, muitos conhecem o solo humífero como “terra preta”. Esses solos são mais comuns em regiões úmidas, matas e florestas de todo o país, com maior predominância no Sul do Brasil.

Como o solo humífero contribui para a produtividade agrícola?

Devido às suas características, o solo humífero proporciona excelentes condições para o cultivo de produtos agrícolas. Isso porque o húmus possui grande quantidade de importantes nutrientes, como fósforo, potássio, nitratos, cálcio, magnésio, minerais, nitrogênio e microelementos que auxiliam no crescimento das plantas. 

O material ainda é capaz de regenerar a terra, sendo bastante útil para a recuperação de solos degradados, e pode ser usado em diversas plantações. De maneira geral, os principais benefícios do solo humífero são:

  • liberação de nitrogênio;
  • maior disponibilidade de nutrientes;
  • alta fertilidade;
  • maior capacidade de retenção de água;
  • baixa densidade;
  • alta aeração;
  • baixa resistência física ao crescimento de raiz;
  • níveis elevados de microbiota de solo.

Práticas para formar solos humíferos

Como dissemos, o processo de formação do solo é algo natural e que se desenvolve ao longo de milhares de anos. No entanto, o manejo adequado pode favorecer o aumento da presença orgânica no solo, contribuindo para a formação de solos humíferos. Conheça algumas práticas que você pode adotar:

Irrigação

Provavelmente, você já realiza a irrigação em sua lavoura, certo? Além de contribuir para o desenvolvimento das plantas, essa prática ajuda na manutenção da umidade no solo e na baixa perda de água para o ar. A umidade adequada favorece a presença de microrganismos benéficos no solo, responsáveis pela decomposição da matéria orgânica, colaborando para a formação de húmus.

Sombreamento

O sombreamento do solo por espécies arbóreas pode ser bastante interessante, sobretudo em sistemas de manejo integrado de espécies florestais e lavouras. As árvores propiciam material vegetal que será decomposto e ainda contribuem para a manutenção de temperaturas mais amenas e baixa evaporação de água do solo.

Cobertura vegetal

Da mesma forma que as árvores, a cobertura vegetal auxilia na formação de uma camada húmica na parte superior do solo, devido à baixa evaporação e baixas temperaturas. Por isso, técnicas como o plantio direto também contribuem para a formação de solos humíferos.

Correção do declive do solo

A baixa declividade oferece condição de repouso para o solo. Isso garante mais tempo para que os microrganismos possam agir na decomposição da matéria orgânica. Portanto, a correção dos declives também é uma prática recomendada para formar solos humosos.

Como os fertilizantes organominerais podem ajudar?

Além de uma fração mineral, os fertilizantes organominerais são ricos em matéria orgânica e ácidos orgânicos. Devido a essa característica, os organominerais favorecem a atividade microbiológica do solo, estimulando a presença de microrganismos benéficos e promovendo importantes melhorias nas propriedades biológicas.

Assim, esses insumos podem alterar as características de um solo, tornando-o mais fértil e produtivo. Como são compostos com grande quantidade de matéria orgânica, os organominerais podem garantir os mesmos benefícios que um solo humífero pode proporcionar à produção agrícola.

Quer saber mais? Conheça nossos produtos e fale com um de nossos especialistas para conhecer todos os benefícios para sua lavoura.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn