Perfil do solo: construa solos férteis com fertilizantes organominerais

Falar em solo produtivo e não falar sobre perfil do solo é algo praticamente impossível. Entretanto, mesmo sendo essencial, a construção de um perfil de solo favorável para o desenvolvimento de culturas, bem como aprofundamento do sistema radicular, é considerado um dos maiores desafios dos produtores agrícolas.

O solo tem como composição várias camadas horizontais, sendo a primeira formada pela decomposição das rochas. Estas se formaram ao longo dos anos devido a diversos processos, como ação da água, erosão e microrganismos.

O perfil do solo consiste na junção dessas camadas, também chamadas de horizontes. Estas, começam na superfície do solo e chegam até próximo à rocha, sua última camada. Conhecer esses perfis (químico, físico e biológico) é algo essencial para o produtor, visando alcançar uma alta produtividade da sua lavoura.

Para a construção de solos fortes, hoje vamos falar sobre um grande importante: o fertilizante organomineral. Continue lendo e saiba mais!

Qual a importância da construção do perfil do solo?

Construir o perfil do solo é uma tarefa mais do que essencial para o bom desenvolvimento da lavoura. Quando se constrói o perfil do solo, corrigindo suas três propriedades – química, física e biológica -, as plantações passam a ser mais produtivas.

A construção adequada do perfil do solo garante uma série de benefícios à lavoura. Dentre eles, podemos destacar:

  • Equilíbrio em seu desempenho;
  • Aumento da capacidade produtiva;
  • Maior qualidade no momento da colheita;
  • Disponibilidade de nutrientes adequados;
  • Maior absorção e retenção de água;
  • Raízes mais fortes e mais profundas;
  • Solo descompactado;
  • Alto teor de matéria orgânica no solo. 

Desafios encontrados

Por maior que seja sua importância, a construção adequada do perfil do solo implica em uma série de desafios, ainda mais se tratando de um sistema de plantio direto.

A erosão na lavoura, solo compactado, baixo teor de matéria orgânica, baixa infiltração e baixa atividade biológica mostram um caminho longo até que o resultado esperado seja alcançado.

Por isso, se preocupar e se dedicar na melhoria do solo é o caminho para que a máxima qualidade de manejo da lavoura seja alcançada. Com isso, práticas específicas, como o uso de fertilizantes organominerais serão um grande aliado para obter resultados surpreendentes.

Quais os benefícios dos organominerais para a construção da fertilidade e de solos produtivos?

Os fertilizantes consistem em compostos químicos que suprem as necessidades ou deficiências das plantas. Graças a eles, torna-se possível aumentar a resposta das plantas e, como consequência, sua produtividade.

Os fertilizantes organominerais, em especial, são produzidos a partir da junção de dois outros importantes adubos: os orgânicos e os minerais. Além de ser menos agressivo ao meio ambiente, a opção carrega uma carga maior de fornecimento de nutrientes, afinal, garante compostos orgânicos, assim como compostos minerais.

Na construção dos solos, estes fertilizantes repõem elementos retirados pelas plantas e/ou exportados das áreas. Além disso, garante um reforço para que a cultura praticada cresça mais saudável e forte.

A matéria orgânica dos organominerais aumenta o CTC do solo, promovendo a fertilidade do mesmo. Assim, quando associado ao fertilizante mineral, melhora a nutrição da planta. 

Em outras palavras, ele oferece duas formas de colaboração com a fertilidade do solo: alteração das suas características físicas – como densidade e porosidade – , química e biológicas. O resultado é um solo mais fértil e produtivo.

Um bom perfil do solo é resultado de boa adubação

A exploração do solo através da agricultura reduz consideravelmente a presença de matéria orgânica da terra. Em latossolos do Cerrado, por exemplo, estudos apontam uma redução de 2,75% para 1,70% de matéria orgânica.

A diminuição desta matéria orgânica atinge diretamente a solubilidade de nutrientes do solo, o que faz que apenas um tipo de fertilizante (apenas orgânico ou apenas químico), não seja capaz de garantir o efeito e reposição que se busca.

Ou seja, os organominerais não apenas fornecem pontos positivos para as plantas, mas também garante diversos outros fatores importantes, que aumentam a eficiência do sistema solo-planta.

Entender o perfil do solo e fazer a construção de solos férteis utilizando organominerais faz toda a diferença. Por isso, conte conosco para transformar a realidade da sua lavoura. Conheça nossos fertilizantes e faça uma cotação sem compromisso.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Desenvolvido por : produzdigital.com.br